Siga-nos

Covid-19

Antonio Henrique Jr. pede prioridade na aplicação da vacina Sputnik-V na população da Região Oeste

O parlamentar solicitou que os municípios da Oeste sejam incluídos no plano de vacinação e estudo de efetividade da vacina Sputnik-V…

Publicado

em

Hospital de campanha em Barreiras

Na última semana, o Deputado Estadual Antonio Henrique Júnior (PP) solicitou ao Governador da Bahia, Rui Costa, que os municípios da Região Oeste do Estado sejam incluídos no plano de vacinação preliminar e estudo de efetividade da imunização da vacina Sputnik-V, que recebeu aprovação da Anvisa recentemente.

De acordo com o deputado, estudos realizados pela Universidade Federal do Oeste em março deste ano que apontaram agravantes nas cidades do Oeste Baiano, que justificam a intensificação da contenção, enfrentamento e prevenção da pandemia do Covid-19 na região.

Segundo o levantamento da UFOB, foram detectadas a incidência de novas variantes, bem como a elevação nas taxas de ocupação de leitos nos municípios que compõem a macrorregião de Saúde Oeste da Bahia, composta por 36 cidades.

Vale ressaltar que, até o último dia 27 de maio, foram registrados 57.120 casos de COVID-19 na Região Oeste. Comparando esses dados com o que foi registrado em 13 de maio, 51.252 casos, percebe-se que, em apenas 14 dias, houve um aumento de 11,5% no número de pessoas infectadas.

Além disso, somente na semana de 21 a 27 de maio foram notificados na região um total de 2.808 casos novos, o que representa uma média de 401 casos novos/dia.

Diante desses dados, o parlamentar chama atenção para o alto risco de colapso hospitalar

no Oeste, que enfrenta o problema de altas taxas de ocupação da UTI há semana; bem como para a detecção de novas variantes nas cidades de Barreiras e Santa Rita de Cássia; e para o fato de que as cidades da Região Oeste recebem uma quantidade menor de doses de vacinas em comparação à outros municípios com populações menores.

Outra fator que impacta no atendimento aos doentes é que a grande distância entre o Oeste Baiano e Salvador dificulta o translado e logística para transferência para Salvador de pacientes em busca de atendimento de alta complexidade.

Por isso, a indicação realizada pelo Deputado Antônio Henrique Júnior pede uma atenção especial na vacinação das cidades que possuem maior estrutura de rede de saúde, como Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Barra, Ibotirama, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa.

O parlamentar solicitou que os municípios da Oeste sejam incluídos no plano de vacinação e estudo de efetividade da vacina Sputnik-V.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Barreiras Notícias - Fala Barreiras