Oeste
CBHSF realiza entrega oficial de obra Hidroambiental em São Desidério
Por: Diego Souza
Foto: Rodney Martins
Aconteceu na manhã de quarta-feira, 13, no Centro Cultural Celso Barbosa, o último Seminário e a entrega oficial do Projeto de Recuperação Hidroambiental na Bacia do Rio Grande-Sub-bacia do Rio das Fêmeas. O evento contou com a presença do prefeito Demir Barbosa, vice-prefeito Reginaldo César, do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior, o superintendente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente Edson Ribeiro e do Coordenador da Câmara Consultiva Regional do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco-CCRMSF, Claudio Pereira, autoridades regionais, secretários de governo, vereadores, estudantes e representantes da sociedade civil.
O objetivo do evento foi apresentar as obras de intervenções de recuperação hidroambiental realizadas durante a execução do projeto, bem como promover a solenidade oficial de entrega. “Essa foi uma das primeiras obras desenvolvida pelo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e, o intuito principal é a recuperação hidroambiental da região, por meio de intervenções voltadas para práticas de conservação do solo, adequação das estradas rurais e proteção da bacia, contribuindo assim para redução de processos erosivos e assoreamento dos mananciais hídricos”, explicou o secretário de Meio Ambiente Demósthenes Júnior.
O coordenador da CCRMSF, falou da preservação da água. “Conservar as nossas águas é preservar um bem significativo para a vida. Hoje São Desidério conclui uma obra que irá beneficiar toda comunidade na qualidade de vida das pessoas e sustentabilidade ambiental”, assegurou.
Para o superintendente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Edson Ribeiro, que também estava representando o Secretário Estadual de Meio Ambiente Eugenio Spengler o município de São Desidério sai na frente com a recuperação hidroambiental. “O município está de parabéns, toda essa preocupação ambiental faz com que a melhoria de vida da população venha a crescer”, disse.
O prefeito Demir Barbosa esteve presente e agradeceu o trabalho do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. “É de suma importância estarmos preocupado com a nossa água. Agradeço o comitê por estarem investindo no município e concluir uma obra tão importante para qualidade e melhoria de vida das pessoas, famílias e comunidade,” frisou.
A obra, orçada 563 mil reais, foi financiada com recursos da cobrança pelo uso da água do rio São Francisco e consistiu no controle de processos erosivos, adequação de estradas rurais, adoção de práticas de conservação do solo e ações educativas para as populações locais com o objetivo de revitalização de nascentes, na Bacia do rio Grande, Sub-bacia do rio das Fêmeas. Após as visitas técnicas realizadas na área, a qual inclui a escuta da comunidade, os técnicos contratos do Comitê chegaram a conclusão de que o mais urgente é controlar os processos erosivos que tem ocasionado grande quantidade de sedimentos que atingem o leito do Rio das Fêmeas. “A nossa empresa notificou esses problemas, além da falta de adoção de práticas de conservação do solo, os quais apresentaram voçorocas em constante aumento. Então realizamos todo trabalho e conseguimos terminar cumprindo o objetivo de minimizar os impactos ambientais”, conclui o Engenheiro Civil responsável pela a obra, Fábio França.
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18