Siga-nos

Oeste

Após Negócio a Negócio, empresário de Bom Jesus da Lapa aumenta faturamento

Publicado

em

Cheilla Gobi

Ajustes simples ajudaram o dono da empresa Auto Elétrica Pessoa no planejamento financeiro de sua empresa

01A Auto Elétrica Pessoa, microempresa que atua no setor de comércio varejista em eletrônica automotiva, tinha dificuldades no planejamento financeiro. Mas desde que o empreendedor Gilberto Filho conheceu as diversas capacitações do Sebrae, através do Programa Negócio a Negócio, a história é outra.

A empresa funcionou entre 1989 e 2008 no município de Riacho de Santana, Oeste da Bahia. Após cinco anos fechada, o empresário decidiu reabrir a loja em 2013, em Bom Jesus da Lapa. Preocupado com a organização das finanças, ele logo aderiu ao Programa Negócio a Negócio, recebendo três visitas em 2013 e mais três no ano seguinte. “Eu conhecia as informações necessárias para fazer este planejamento, mas não colocava em prática, nem mesmo o controle de contas a pagar e a receber era feito”, conta Gilberto.

Após se aprimorar, o empreendedor garante que o resultado apareceu. Hoje, por exemplo, antes de baixar as portas e ir para casa, o empresário confere tudo que foi pago e recebido, e checa com o dinheiro do caixa. “O Negócio a Negócio mudou totalmente, e para melhor, a minha empresa. Eu nunca coloquei em prática a parte de finanças. Esse setor era muito desorganizado, com boletos atrasados, funcionário sem pagamento e falta de estoque. Hoje, minhas contas são pagas em dia e consigo manter o estoque da empresa, conquistando mais clientes e lucrando mais”, comemora Gilberto, garantindo um aumento de faturamento em cerca 15%.

O empresário conta ainda que o programa desenvolveu o potencial da empresa e trabalhou para melhorar os pontos fracos. Para isso, ele recebeu a visita do Agente de Orientação Empresarial, Max Vinícius Silva. Além do controle financeiro, outras mudanças foram implementadas, como a contratação de um estagiário. De acordo com Silva, após a terceira visita e de uma consultoria financeira gratuita ministrada pelo Sebrae, o empresário já estava controlando as finanças e planejando o orçamento.

O programa
A técnica do Sebrae Barreiras, Thyala Pinheiro, explica que o Negócio a Negócio é um programa gratuito de atendimento e orientação empresarial, que oferece diagnósticos e recomendações para microempreendedores individuais e donos de microempresas. “A finalidade é auxiliar os empresários nas principais dificuldades de gestão do seu negócio”, conta Thyala. “O atendimento é realizado por um Agente de Orientação Empresarial, que realiza visitas à empresa e aplica um diagnóstico de gestão básica, abrangendo questões de mercado, finanças e operação. Em seguida, ele sugere soluções para melhoria do negócio”, detalha.

Em 2014, no Oeste da Bahia, somando as duas ações do Negócio a Negócio – o Atendimento Territorial, que atua em 26 cidades, e o Território da Cidadania do Velho Chico, que abrange 16 municípios –, foram realizados mais de 10 mil atendimentos (in loco nas empresas).

Mais informações sobre o Negócio a Negócio podem ser obtidas nos pontos de atendimento do Sebrae em Barreiras e Bom Jesus da Lapa.

Serviço
Sebrae Barreiras – na Avenida Benedita Silveira, nº 132, Edifício Portinari, Centro. Telefones: (77) 3611-3013/4574.
Sebrae Bom Jesus da Lapa – Rua Guanabara, nº 395, Edifício Abílio Bastos, 1° Andar, Sala 4, Centro. Telefone: (77) 3481-1016.