Siga-nos

Mundo

Uruguaios já podem se registrar para plantar maconha

Publicado

em

Estadão Conteúdo | Correio da Bahia

A lei, aprovada pelo Parlamento em dezembro de 2013, também permite a produção em larga escala de maconha

01O governo do Uruguai lançou nesta quarta-feira a última fase de seu programa de legalização da maconha, permitindo que os cidadãos que quiserem cultivar a planta em casa se inscrevam para fazê-lo. De acordo com uma lei implantada em maio, os uruguaios que têm ao menos 18 anos poderão plantar maconha para uso pessoas se registrarem-se.

O limite é de seis plantas fêmeas por pessoa, que podem produzir até 480 gramas da droga por ano. Poucas pessoas pareciam correr para se registrar ao programa do governo no primeiro dia da liberação. Juan Vaz, um conhecido ativista da causa, disse que se registrou e achou o processo fácil, mas que entende porque alguns podem estar relutantes.

“Alguns podem se sentir perseguidos”, disse Vaz. “Durante muitos anos, eles plantaram em segredo e é difícil acabar com essa forma de pensar.” O Uruguai é o primeiro país do mundo a tentar regular o cultivo e a venda da maconha em uma escala nacional.

A lei, aprovada pelo Parlamento em dezembro de 2013, também permite a produção em larga escala de maconha, a formação de clubes de usuários e a compra em farmácias de 40m gramas da droga por mês.