Siga-nos

Covid-19

Meta: 33 milhões de espanhóis vacinados e fim de Estado de Alarme

Em plena crise dentro da União Europeia, o Presidente Pedro Sanchez se mostra otimista e garante que os planos se cumprirão…

Publicado

em

Vacina

Sandra Cristina | Correspondente na Espanha | Imagem destaque: Presidente Pedro Sanchez | Foto: Reprodução

O Presidente da Espanha, Pedro Sanchez, prevê que 33 milhões de espanhóis estarão vacinados até o mês de agosto e põe como objetivo o fim do Estado de Alarme para 9 de maio.

O presidente da Espanha, Pedro Sanchez, redobra a aposta pese o atraso das últimas semanas e mantem os planos de vacinação. Em plena crise dentro da União Europeia, onde se multiplicam as dúvidas pelos constantes problemas e com o ritmo muito mais lento que os Estados Unidos ou Reino Unido, decidiu fazer hoje um comunicado para lançar uma mensagem otimista e garanti que os planos se cumprirão. Sanchez colocou vários pontos que terminarão com o final do mês de agosto com 33 milhões de pessoas, 70% da população, e antes terão outros passos fundamentais com 5 milhões de cidadãos vacinados até 3 de maio e 25 milhões na semana de 19 de julho.

Apesar de que não se cumpriu o primeiro grande objetivo marcado pelo Executivo, de ter 80% da população maior de 80 anos vacinada em março, Sanchez afirmou com absoluta certeza várias datas que, segundo os dados do Executivo, a vacinação terá uma forte aceleração nas próximas semanas. Tanto é que, o presidente assegurou que o governo trabalha com o objetivo de que “não seja necessário” prorrogar o estado de alarme a partir de 9 de maio, quando termina a atual prorrogação. Se não se renova, todas as gestões ficarão nas mãos dos governos dos estados, sem toque de queda, a medida estrela que marca o estado de alarme. Os Estados poderão fechar comércios e outros tipos de medidas, mas não fazer Toque de Queda (Toque de Recolher).

Tudo tem sido, mensagens otimistas, ainda que o presidente tenha insistido que ainda tem que extremar a cautela e cumprir com as medidas até que avance a vacinação. O segundo trimestre, explicou o presidente, vai se multiplicar por 3,5 o número de vacinas que chegaram à Espanha no primeiro trimestre. “Estamos nos aproximando do final desse pesadelo. Já falta menos”, insistiu o presidente.

variante amazônica da COVID-19

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
1.Falabarreiras Notícias 01
2. Falabarreiras Notícias 02
3. Falabarreiras Notícias 20
4. Falabarreiras Notícias 42

Barreiras Notícias - Fala Barreiras