Siga-nos

Mundo

ESPANHA:
Vulcão em La Palma entra em erupção depois de 50 anos

As autoridades começaram a evacuar 5 mil pessoas em consequência da erupção do Vulcão em La Palma…

Publicado

em

Vulcão em La Palma

A lava que que sai do vulcão está a 1.075 graus | Foto: Divulgação

A expulsão de lava começou nesse domingo (19) às 15h12 (hora local) ao mesmo tempo em que se colocava em marcha o plano de evacuação, que pode chegar a afetar 10 mil pessoas diretamente. Quanto aos vizinhos que estão mais distantes, se recomenda a fechar todas as janelas e portas exteriores, que abaixem as persianas e fechem os registros de água, gás e eletricidade e que se dirijam aos pontos de reunião já estabelecidos.

Um pequeno terremoto, precedido de uma grande explosão a que seguiu uma enorme coluna de fumaça e a expulsão de piroclastos. Foi o registrado nesse domingo e segue em plena atividade. A magma provocou em origem duas fissuras, duas bocas euptivas distintas no monte de onde saíram enxurradas de lava. Segundo o Involcan (Instituto Volcanológico de Canarias), somente em umas poucas horas, essas duas fissuras se transformaram em 7.

O vulcão surgiu em uma zona não habitada, e já provocou pequenos incêndios florestais.

No momento, já atinge casas que foram previamente desocupadas pelos bombeiros e segue um curso que ameaça alguns bairros habitados.

Não há registro até o momento de vítimas humanas, sabendo que na montanha Rajada existe vida animal a lamentar.

O Instituto Vulcanólogo de Canarias calcula que o volume de magma (massa de rocas fundidas que se encontra nas capas mais profundas da terra), que existe hoje a 5 quilômetros na superfície de Cumbre Vieja , ao sul de La Palma, na Espanha, é de 11 milhões de metros cúbicos o que é o mesmo que, em quantidade para encher 3.259 piscinas olímpicas como a de Tokio 2020.

Com essa quantidade magma, não só se poderia encher essas piscinas como também poderia encher 543 vezes a piscina mais funda do mundo, a de Deep Dive de Dubai de 70 metros de fundo.

O presidente da Espanha, Pedro Sanchez, chegou ao arquipélago, adiando sua vigem para Nova York, que estava prevista para domingo para intervir no 76º período de sessões da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Um total de 64 militares, 6 caminhões do Corpo de Bombeiros e dois veículos de comunicação, mando e controle, formam parte das primeiras medidas de emergência. Além de helicópteros, patrulhas de tráfego e vários dispositivos de primeiros socorros.

Barreiras Notícias - Fala Barreiras