Siga-nos

Covid-19

Espanha espera para amanhã a vacina de uma só dose

As primeiras doses da vacina contra o coronavírus da Janssen se somarão com as dos laboratórios Pfizer, Moderna e Astrazeneca…

Publicado

em

Vacina Contra Covid-19

Sandra Cristina | Correspondente na Espanha

A primeira vacina europeia contra o Covid-19 de uma só dose chegará à Espanha amanhã, Terça-feira (13), desenvolvida pela Janssen. Filial da farmacêutica estadunidense Johnson & Johnson.

As primeiras doses da vacina contra o coronavírus da Janssen se somarão esta semana na Espanha com as dos laboratórios Pfizer, Moderna e Astrazeneca, ainda que estas duas últimas só serão administradas em pessoas entre 60 e 69 anos de idade, com o que as autoridades sanitárias confiam em poder cumprir com os prazos previstos e frear o crescimento dos casos.

Esta vacina monodoses receberá luz verde de Bruxelas após uma avaliação “abrangente” que concluiu que os dados sobre a vacina são “robustos e atendem aos critérios de eficácia, segurança e qualidade”.

Um crescimento que já existe hoje em Madrid, 17 zonas básicas da saúde, e outras cinco localidades diante do incremento na incidência por coronavírus.

Por outra parte, os médicos veem “muito menos provável” uma reação à segunda dose da Astrazeneca a quem não teve nada ao tomar a primeira dose. Segundo o Conselho do Colégio de Médicos de Andaluzia, afirmou que aquelas pessoas que já receberam a primeira dose da vacina de Astrazeneca, “é importantíssimo que estejam tranquilos”, porque ” se não tiveram nenhum problema com a primeira dose, é muito pouco provável que tenham com a segunda”, pese os rumores de que a Astrazeneca esteja por detrás de alguns trombos em um número muito pequeno de pessoas.

Hoje foi divulgado o número exato de presos e funcionários penitenciários que morreram com o Covid-19 desde seu início. Segundo a informação, cinco funcionários e oito reclusos faleceram desde março de 2020 até o momento e os contagiados são 1.756 entre os trabalhadores e 1.943 entre os presos.

Os dados ativos hoje de infectados são de 73 funcionários de penitenciárias e 13 presos, segundo informações das Instituições Penitenciárias hoje pela manhã, onde se destaca que a taxa de incidência acumulada de coronavírus entre pessoas privadas de liberdade é de quase duas vezes menor do que a população geral.

É importante destacar que a maioria dos contagiados desde o início da pandemia foram assintomáticos (uns 81%), enquanto que em 14,5% mostraram sintomatologia leve que foi atendida pelas equipes médicas dos centros penitenciários.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43

Barreiras Notícias - Fala Barreiras