Covid-19
Espanha espera para amanhã a vacina de uma só dose
As primeiras doses da vacina contra o coronavírus da Janssen se somarão com as dos laboratórios Pfizer, Moderna e Astrazeneca…


Sandra Cristina | Correspondente na Espanha
A primeira vacina europeia contra o Covid-19 de uma só dose chegará à Espanha amanhã, Terça-feira (13), desenvolvida pela Janssen. Filial da farmacêutica estadunidense Johnson & Johnson.
As primeiras doses da vacina contra o coronavírus da Janssen se somarão esta semana na Espanha com as dos laboratórios Pfizer, Moderna e Astrazeneca, ainda que estas duas últimas só serão administradas em pessoas entre 60 e 69 anos de idade, com o que as autoridades sanitárias confiam em poder cumprir com os prazos previstos e frear o crescimento dos casos.
Esta vacina monodoses receberá luz verde de Bruxelas após uma avaliação “abrangente” que concluiu que os dados sobre a vacina são “robustos e atendem aos critérios de eficácia, segurança e qualidade”.
Um crescimento que já existe hoje em Madrid, 17 zonas básicas da saúde, e outras cinco localidades diante do incremento na incidência por coronavírus.
Por outra parte, os médicos veem “muito menos provável” uma reação à segunda dose da Astrazeneca a quem não teve nada ao tomar a primeira dose. Segundo o Conselho do Colégio de Médicos de Andaluzia, afirmou que aquelas pessoas que já receberam a primeira dose da vacina de Astrazeneca, “é importantíssimo que estejam tranquilos”, porque ” se não tiveram nenhum problema com a primeira dose, é muito pouco provável que tenham com a segunda”, pese os rumores de que a Astrazeneca esteja por detrás de alguns trombos em um número muito pequeno de pessoas.
Hoje foi divulgado o número exato de presos e funcionários penitenciários que morreram com o Covid-19 desde seu início. Segundo a informação, cinco funcionários e oito reclusos faleceram desde março de 2020 até o momento e os contagiados são 1.756 entre os trabalhadores e 1.943 entre os presos.
Os dados ativos hoje de infectados são de 73 funcionários de penitenciárias e 13 presos, segundo informações das Instituições Penitenciárias hoje pela manhã, onde se destaca que a taxa de incidência acumulada de coronavírus entre pessoas privadas de liberdade é de quase duas vezes menor do que a população geral.
É importante destacar que a maioria dos contagiados desde o início da pandemia foram assintomáticos (uns 81%), enquanto que em 14,5% mostraram sintomatologia leve que foi atendida pelas equipes médicas dos centros penitenciários.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18