Mundo
Espanha Covid-19: Falecidos, contagiados, dados e votação da prorrogação do Estado de Alarme
Presidente Sanchez pede prorrogação do Estado de Alarme no Congresso dos Deputados
Sandra Cristina | Correspondente na Espanha | Imagem destaque: Presidente Sanchez | Foto: Divulgação
Com os dados de 95 falecidos por coronavírus nas últimas 24 horas, os contagiados no mesmo período 416, o total de afetados por covid-19 na Espanha desde o início da pandemia, é o seguinte: 232.555 casos de contágios confirmados por PCR, 27.888 mortos e 149.576 curados e 51.090 sanitários contagiados nas UTI’s 31 pessoas foram ingressadas de ontem para hoje.
Em meio a esta subida, tanto de mortos quanto de contagiados, o presidente da Espanha, Pedro Sanches, logrou hoje no Congresso dos Deputados apoio de 177 parlamentares para a prorrogação do Estado de Alarme, com 162 votos contra e 11 abstenções.
O debate durou 6 horas e terminou com uma apelação do presidente, incluso emocional, para continuar uns “últimos metros mais” em Estado de Alarme e derrotar a crise para voltar a “nova normalidade”. Durante o debate houve dois tempos claramente divididos. Por um lado, o duro e áspero duelo dialético, já recorrente, entre o presidente Sanchez e o líder da oposição, Pablo Casado. E por outro lado a catarata de desmarques e avisos de divórcios de vários sócios, possíveis aliados do Executivo, entre os partidos de esquerda e os nacionalistas, sobretudo por causa da eleição de última hora em buscar pactuar esta nova prorrogação do Estado de Alarme com o partido Cidadãos, partido esse que deixou claro que não muda de sócio apoiando o governo e sim, zelando pela saúde pública. Assim, na Espanha, o Estado de Alarme vai até o dia 7 de Junho.
E a partir de amanhã, e não hoje, conforme anunciado, os maiores de 6 anos de idade estão obrigados a sair com máscaras nas ruas em locais onde não se pode cumprir a ordem de distância social de 2 metros. Só estarão livres aquelas pessoas que sofrem com problema de respiração, por contra indicação médica, causa maior ou incompatibilidade com a atividade que pratica. As multas por sair sem máscaras vai de 600 a 30 mil euros, o que hoje varia entre 3.600 a 180 mil reais.
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18