Siga-nos

Covid-19

Espanha bate recorde de vacinação e contágios seguem subindo

Erro humano arruína 15 milhões de doses de vacinas…

Publicado

em

Vacina contra Covid-19

Sandra Cristina | Correspondente na Espanha

A ministra da Saúde, Carolina Darias, anunciou que segunda-feira (05) irão chegar 1,2 milhões de novas vacinas da Pfizer, que se somarão às mais de um milhão de doses da AstraZeneca recebidas na quinta-feira (01) e está chamando para que todos os estados sigam vacinando. Dessa forma, assegurou que o objetivo é vacinar 33 milhões de espanhóis ao largo do verão, “está ao alcance de nossas mãos”. Serão 2,8 milhões com a pauta completa.

A incidência acumulada segue aumentando na Espanha até 154,7 casos com 7.041 contágios mais em Covid-19 em 24 horas, em uma jornada que registra recorde de vacinas administradas por segundo dia consecutivo: 306.995 doses na quinta-feira, segundo dados do Ministério da Saúde.

Em total, Espanha já recebeu até o momento 9.703.645, das que foram administradas 8.342.155 doses, em 86,1% das entregas aos estados, segundo os dados do Ministério.

O número de pessoas que já receberam a pauta completa de alguma das 3 vacinas autorizadas ascende a 2.729.075 e a maior parte das vacinações tem sido com o soro da Pfizer (2.668.355).

O foco agora está em vacinar por completo o grupo de maiores de 80 anos ainda em processo de vacinação, assim como os trabalhadores sociosanitários, essenciais, como policiais e professores, e, posteriormente alargar o calendário para as pessoas entre 70 e 79 anos, as de entre 60 e 69, também os menores de 60 com condições de risco, assim como aquelas que têm entre 56 e 59 e 45 e 55 anos.

Na quinta edição da estratégia de Saúde, contempla que os enfermos graves e crônicos sejam vacinados já por ser pessoas consideradas de “muito alto risco”, pelo que se fará de maneira simultânea a faixa de idade de 70 a 79 anos “com a finalidade de alcançar a maior proteção em um período de tempo menor”.

Além disso, o Ministério da Saúde acordou a extensão dos 55 aos 65 anos o limite de idade até que se possa vacinar com AstraZeneca, com o que as pessoas entre 60 e 65 anos receberão a imunidade antes que os que tenham mais de 70 anos, grupo ao que pertence um de cada cinco falecidos por Covid-19 (21%).

Por outra parte, o Governo decidiu acelerar o processo de vacinação tirando uma das doses que até agora se recebiam de maneira geral pessoas menores de 65 anos que tenham passado pelo coronavírus, que somente com uma dose é suficiente.

Um erro humano arruína 15 milhões de doses de uma vacina contra o vírus por misturar ingredientes com AstrZeneca. A farmacêutica Johnson & Johnson retrasará o envio de sua vacina contra o Covid-19 às autoridades estadudinenses depois de um erro ocorrido em uma planta de produção de Baltimore, onde se misturaram componentes de duas vacinas diferentes. Ao parecer, nas instalações, pertencentes à firma Emergent BioSolutions, se misturaram “acidentalmente” há uns 15 dias, ingredientes da vacina da J&J e de AstraZeneca, o que resultou na perda de 15 milhões de doses da Johnson & Johnson o que resultou em atraso de entregas de vacinas.

variante amazônica da COVID-19

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
1.Falabarreiras Notícias 01
2. Falabarreiras Notícias 02
3. Falabarreiras Notícias 20
4. Falabarreiras Notícias 42

Fala Barreiras