Mundo
Espanha: 4 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas e um ligeiro aumento de contágios
A variação de crescimento dos casos diagnosticados dia-a-dia segue diminuindo
Sandra Cristina | Correspondente na Espanha
O coronavírus está sendo o principal protagonista do ano 2020. Desde seu aparecimento na China, em novembro de 2019, mostrou sua alta taxa de contágios e chegou por algo mais de dois meses na Europa, sendo a Espanha e a Itália, os dois países mais afetados por um vírus altamente contagioso e que passou de epidemia à pandemia, segundo reconheceu a organização Mundial de Saúde. O número oficial desta quarta-feira (27) sobe para 27.118, o que supõe uma morte a mais do que ontem. O dado de mortos é de 39 nos últimos 7 dias, dos quais 4 deles nas últimas 24 horas.
O Ministério da Saúde não está informando os casos registrados por dia, somente um balanço dos últimos 7 dias. Os positivos por PCR sim, seguem informados por dia: houve 231 nas últimas horas, um ligeiro aumento comparados aos 194 de ontem, num total de 236.769 contagiados.
A situação hoje na Espanha
Espanha é o quint o país do mundo com mais casos detectados, atrás de Estados Unidos, Brasil, Rússia e Reino Unido. Em 31 de janeiro se confirmou o primeiro positivo em solo espanhol, mas foi a partir de março que os diagnósticos começaram a aumentar de forma exponencial.
A estabilização dos casos confirmados levou o Governo a apresentar um plano por fases para a saída do confinamento no passado 29 de Abril. Cuja ‘desescalada’ começou a aplicar em meia Espanha no dia 11 de maio. Os 53% da população espanhola se encontra na fase 1, enquanto que o resto já conseguiu avançar para a fase 2.
Outro sinal positivo é que a variação de crescimento dos casos diagnosticados dia a dia segue diminuindo. Em um mês e meio passou de um crescimento dia de mais de 42% a menos de 1%, ainda que os dados oferecidos até agora estão sendo retificados pelo Ministério da Saúde ao levar a cabo uma nova maneira de avaliar as cifras de cada região.
Todas as comunidades autônomas, além de Ceuta e Melila, registram casos de pessoas contaminadas. Madrid segue sendo a comunidade mais afetada da Espanha, com mais de 71 mil positivos e quase 8.700 mortos, seguida por Cataluña que supera os 57 mil contagiados e acumula quase 5.600 mortos. Ainda que a situação não é igual em toda a Espanha, já que a enfermidade corre a uma velocidade distinta em cada lugar, caiu quase ao mínimo os ingressos no serviços de urgência por Covid-19.
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18