Siga-nos

Covid-19

Coronavírus Espanha: Estado de alarme até meio de 2021

O Presidente explicou os detalhes do novo Estado de Alarme

Publicado

em

Sandra Cristina | Correspondente na Espanha | Imagem destaque: Presidente da Espanha, Pedro Sanchez

“O novo Estado de Alarme entrará em vigor na Espanha ‘esta mesma tarde de domingo’, por ser a ferramenta mais eficaz para frear a curva de contágios e voltar a manter o limite do vírus”, foi o que acabou de anunciar o presidente da Espanha, Pedro Sanchez.

A Ilha de Canararias, vai ficar de fora, de momento, por estar completamente controlada no que diz respeito a novas contaminações.

O Presidente explicou os detalhes do novo estado de alarme, que foi aprovado hoje pelo conselho de Ministros extraordinário. Desde o ponto de vista epidemiológico, as razões para a aprovação estão plenamente justificadas, pela “segunda onda” que atravessa a Espanha. O novo Estado de Alarme, por 15 dias, poderá se estender até o maio de 2021.

A intenção do executivo é que esse novo estado dure pelo menos 6 meses, para ser mais preciso, até o dia 29 de maio de 2021.

Os números até o último dia 23 passado são: 1.046.132 casos de contaminação com provas de infecção ativa e 34.752 mortos com testes positivos.

Madrid segue encabeçando a lista com 292.754 mortos, seguida por Catalunha: 192.035, Andalucia 2.270 e Castilha e Leon 3.446 mortos. As demais localidades também registram mortes em menor número, mas que são todos preocupantes.

O presidente assegurou que se a pandemia melhorar, o Estado de Alarme será interrompido imediatamente, mas o prazo de seis meses é o período aconselhado pelos expertos sanitários para superar a parte “mais difícil” da enfermidade. Um objetivo que, considera, se pode conseguir preservando a economia e sem recorrer a medidas extremas como o confinamento domiciliar que foi vivido na primeira fase da pandemia. O presidente aproveitou para pedir aos cidadãos que limitem ao máximo possível os movimentos e permaneçam em casa o maior tempo possível.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20