Siga-nos

Mundo

Bebê “ariano perfeito” usado em propaganda nazista era garota judia

Publicado

em

Correio da Bahia com Agências

Antes do início da Segunda Guerra Mundial, a mãe de Hessy, então um bebê de 6 meses, levou a garota para ser fotografada por Hans Ballin, em Berlim

"Bebê ariano perfeito" estampou capa de revista nazista | Foto: Reprodução

“Bebê ariano perfeito” estampou capa de revista nazista | Foto: Reprodução

A ganhadora do concurso “bebê ariano ideal”, feito pelo partido nazista na Alemanha em 1935, era uma criança judia. A professora Hessy Taft, 80, foi quem fez a revelação para o jornal alemão “Bild”. Ela é a garota que aparece na imagem.

Antes do início da Segunda Guerra Mundial, a mãe de Hessy, então um bebê de 6 meses, levou a garota para ser fotografada por Hans Ballin, em Berlim. Pouco depois, ficou surpresa ao ver a foto da garota estampada na capa da revista nazista “Sonne ins Haus”. A mãe voltou ao estúdio para saber o que tinha acontecido e Ballin confessou que mandou a foto de Hessy para o concurso do “bebê ariano perfeito”. A intenção, ele disse, era ridicularizar os nazistas.

Depois do fato, os pais esconderam a menina, temendo que a história fosse descoberta. Depois da capa da revista, a foto de Hessy passou a circular em cartões postais com propaganda nazista.

“Agora eu posso dar risada”, disse Hessy ao relembrar do caso. “Porém, se os nazistas soubessem (na época) quem eu realmente era, eu não estaria viva”, acredita.

O pai de Hessy chegou a ser preso pela Gestapo em 1938, mas foi solto com ajuda do seu contador, que era do partido nazista. Depois disso, a família conseguir se mudar para Paris. Atualmente, Hessy trabalha como professora de química em Nova York, nos EUA.