Siga-nos

Brasil

Vale-gás: valor do benefício terá reajuste em fevereiro

Veja qual será o novo valor do Vale-gás em 2023

Publicado

em

Imagem ilustração | Foto: Reprodução Ultragás

O Vale-gás foi lançado em dezembro de 2021, concedendo, a princípio, um amparo financeiro equivalente a 50% da média nacional de preço do botijão de gás de 13 kg. Com a promulgação da PEC dos Benefícios em julho de 2022, o percentual foi elevado para 100%. Desta forma, os beneficiários passaram a receber um auxílio gás nacional no valor médio de R$ 110 a cada dois meses. Contudo, a PEC dos Benefícios foi instituída como uma medida temporária, com um prazo de validade pré-determinado de cinco meses, vigorando entre agosto e dezembro de 2022.

A preocupação quanto à continuidade do Vale-gás em 2023 estava relacionada ao fato de que o benefício está vinculado ao Auxílio Brasil. A transferência de renda, por sua vez, será substituída pelo Bolsa Família, levando a crer que todas as iniciativas sociais ligadas a ela, serão automaticamente extintas. No entanto, por meio de uma Medida Provisória (MP) editada pelo governo Lula, logo nos primeiros dias de mandato, o Vale-gás foi confirmado para 2023. O petista também decidiu manter a média recém aplicada de 100% da média nacional de preços do gás de cozinha.

Sendo assim, o valor a ser pago em fevereiro de 2023 será igual a 100% da média nacional de preços do gás de cozinha e o valor do benefício será ajustado de acordo com as alterações de preço, permitindo que os beneficiários possam usufruir do Vale-gás. Com isso, o novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca estimular a economia no país e ajudar aqueles que mais precisam, mantendo o mesmo valor de pagamento mensal. O programa fornecerá um benefício às famílias que atendam aos requisitos:

  • Ter cadastro atualizado no Cadúnico;
  • Possuir renda familiar inferior a meio salário mínimo por pessoa;
  • Ter composição familiar com maior número de integrantes;
  • Ser uma das famílias contempladas pelo Auxílio Brasil;
  • Ter o seu cadastro qualificado pelo gestor, através de averiguação, se disponível.

Vale destacar que o Programa de Auxílio-gás previa que 24 milhões de pessoas deveriam ser beneficiadas com o programa, mas apenas cerca de seis milhões estavam recebendo o dinheiro. Assim, o novo governo de Lula anunciou que o sistema de liberação do benefício será reestruturado para que todas as pessoas que têm direito ao projeto sejam atendidas.

Fonte: fdr