Siga-nos

Brasil

Terremotos em MG atingem 4 graus na escala Richter

Dois terremotos foram registrados em Frutal, MG, com magnitude de até 4 graus na escala Richter e tremor sentido em SP

Publicado

em

Terremotos em MG atingem 4 graus na escala Richter

Frutal, MG, onde os tremores foram sentidos na manhã de terça-feira | Foto: Frames do vídeo

Notícias do Brasil: Dois terremotos foram registrados na manhã desta terça-feira (18) em Frutal, no Triângulo Mineiro. Os tremores, que alcançaram magnitudes de 3,2 e 4 na escala Richter, abalaram a região e foram sentidos até mesmo em São Paulo.

Detalhes dos tremores em Frutal

Os terremotos ocorreram com uma diferença de 11 minutos entre eles, o primeiro às 10h08 com magnitude 4, e o segundo às 10h19 com magnitude 3,2. Esses abalos sísmicos foram captados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira e analisados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, os tremores em Frutal foram perceptíveis na região de São José do Rio Preto, a mais de 1.300 km de distância do epicentro. “Desde 2015, já foram registrados 22 pequenos tremores em Frutal, sendo este de 4 o maior deles”, informou o sismólogo Bruno Collaço.

VEJA AQUI, OUTRAS NOTÍCIAS DO BRASIL!

Impacto dos terremotos em MG

Felizmente, não houve feridos ou danos significativos na população local. Os tremores foram sentidos em alguns prédios e uma escola, mas não causaram grandes transtornos. O Observatório Sismológico da Universidade Federal divulgou as informações confirmadas pela Defesa Civil de SP.

Entenda os terremotos no Brasil

Embora terremotos de baixa magnitude sejam relativamente comuns no Brasil, é raro que causem grandes problemas. Eles resultam de pressões geológicas que movimentam pequenas fraturas na crosta terrestre. “O tremor que as pessoas sentem é resultado de uma movimentação repentina em alguma falha ou fratura, que ‘escorrega’ por causa das pressões geológicas”, explicou o Centro de Sismologia da USP em nota.

VEJA AQUI, OUTRAS NOTÍCIAS DO BRASIL!

Frequência de tremores na região Sudeste

O Sudeste do Brasil, especialmente Minas Gerais e o interior de São Paulo, frequentemente registra pequenos tremores. Desde abril de 2023, houve uma sequência de tremores em Frutal, mas sempre com magnitudes menores que 3. Este recente terremoto, com magnitude 4, é o mais forte registrado na cidade nos últimos anos.


Os terremotos em MG ressaltam a importância do monitoramento contínuo e da preparação para eventuais abalos sísmicos, mesmo em regiões onde eles são menos comuns.

Falabarreiras, notícia é pra sempre!