Siga-nos

Brasil

Seminário de lançamento do Manual de Atendimento a Pessoas com Autismo busca inclusão e conscientização

CNJ e TJBA promovem evento para debater a importância da empatia e acessibilidade no atendimento às pessoas com TEA

Publicado

em

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) promovem no nesta quarta-feira (26), a partir das 16h, o Seminário de Apresentação do Manual de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, que acontecerá presencialmente na sede do TJBA, em Salvador, e será transmitido ao vivo pelo canal do tribunal no YouTube, visa debater a importância da empatia e da acessibilidade no atendimento a pessoas com TEA.

O manual, fruto do Grupo de Trabalho (GT) criado pela Portaria n. 315/2022 do CNJ, tem como objetivo orientar e treinar servidores do Poder Judiciário no atendimento adequado a pessoas com TEA. As orientações contidas no manu al visam promover a inclusão e a acessibilidade, superando barreiras como preconceito e percepção.

O evento contará com a participação de especialistas em TEA, juízes e desembargadores ligados às áreas de acessibilidade e inclusão. Entre os debatedores, destaca-se Berenice Piana, coautora da Lei n. 12.764/2012 e idealizadora da primeira Clínica-Escola do Autista do Brasil. Os interessados ​​em participar do seminário podem se inscrever pelo endereço eletrônico disponibilizado pelo TJBA até o dia 25 de abril.

O lançamento do Manual de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista representa um passo importante na luta pela inclusão e conscientização da sociedade sobre o TEA e os direitos das pessoas autistas. O seminário busca difundir conhecimentos e estimular o desenvolvimento de empatia socioinstitucional, ampliando as discussões para outras instâncias da sociedade.