Siga-nos

Brasil

PIS/PASEP é liberado para 3 novos grupos nesta semana; veja quem recebe

Cerca de 24 milhões de trabalhadores têm direito ao saque em 2023

Publicado

em

Imagem ilustrativa | Foto: Reprodução MéliuzBlog

Um novo grupo de trabalhadores do setor privado e funcionários públicos de todo território nacional, neste mês de março, recebe o pagamento do PIS PASEP 2023 (PIS Ano-Base 2021). O calendário PIS 2023 atualizado paga nesta semana, a partir da quarta-feira (15), aos beneficiários que tem número final de inscrição 1 no PASEP e nascidos em março e abril.

O valor do PIS 2023 é correspondente a um salário mínimo de R$ 1.302, proporcional a quantidade de meses trabalhados no ano base de pagamento (2021). Para o pagamento do PIS é considerado o mês de nascimento do trabalhador. No caso do PASEP, é considerado o dígito final do número de inscrição no programa.

Para receber o PIS/PASEP, o trabalhador precisa constatar o direito ao abono salarial no ano de referência, neste caso, 2022. Em todo o caso, as regras de elegibilidade não foram alteradas nos últimos anos. Sendo assim, é preciso estar de acordo com os seguintes critérios:

  • Estar inscrito nos programas do PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos; 
  • Ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias consecutivos ou não; 
  • Ter recebido até dois salários mínimos;
  • Ter os dados trabalhistas devidamente informados e atualizados na

Relação Anual de Informações Sociais (Rais). 

Muitas pessoas se concentram apenas no fato de terem trabalhado por alguns meses durante o ano de referência para o pagamento. Contudo, se esquecem que é preciso ter, pelo menos, cinco anos de carteira assinada, sejam eles consecutivos ou não. Do contrário, o PIS/PASEP não é liberado. 

O trabalhador também deve se atentar ao período padrão de inscrição no PIS/PASEP, que é de cinco anos. Somente após este tempo o trabalhador terá direito de receber o primeiro abono salarial, mesmo que já cumpra todos os outros requisitos.

O calendário de pagamentos seguirá gradativamente abrangendo todo o público-alvo até o dia 28 de dezembro. Estima-se que um total aproximado de 23,6 milhões de trabalhadores recebam o PIS/PASEP, neste ano. 

1 Comentário

1 Comentário

  1. francisco jose da silva

    16 de março de 2023 às 12:42

    boa tarde tenho direito a receber meu pis. ja trabalho mais de 25 anos com carteira assinada. o meu salario em 2021 foi de 1300 reais. porteiro. fui receber mais nao pagaram meu pis. falta de respeito ao cicadao brasileiro. ja tava progamado pra pagar contas ateasadas. chega la. enventam umad descupas de caronchinhas e nao pagam. 0bs.e direito do povo trabalhador…..cada os direitos humanos… cade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras