Connect with us

Brasil

PIS 2023:
Último pagamento do calendário ano-base 2021 ocorrerá em julho

Estima-se que cerca de 22 milhões de trabalhadores recebam o PIS Pasep em 2023. Saque poderá ser realizado até o dia 28 de dezembro

Publicado

em

PIS 2023

Último pagamento do PIS 2023: Não perca a oportunidade de sacar o abono salarial do ano-base 2021. Consulte o calendário e garanta o seu benefício! | Imagem: montagem Falabarreiras

No mês de julho, ocorrerá o último pagamento do calendário do PIS 2023 pela Caixa Econômica Federal, correspondente ao ano-base 2021. O cronograma teve início em fevereiro e progrediu de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários.

Há menos de um mês da última leva de parcelas do PIS 2023, do ano-base 2021, já têm sido frequentes as dúvidas do público beneficiário quanto aos pagamentos do PIS 2024, referente ao ano-base 2022, cujos valores e calendário podem ser alvos de alterações.

O PIS ano-base 2022 só deverá ser pago em 2024, em razão do atual cronograma geral de pagamentos dos abonos salariais, embora ainda não tenham sido definidas as datas oficias. O Governo Federal deve, no fim deste ano, propor ao Conselho do Fundo de Amparo do Trabalhador (CODEFAT) um calendário para os pagamentos do PIS ano-base 2022 que, para ser definido, precisa ser aprovado ainda neste ano.

Os trabalhadores cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo me nos cinco anos têm direito a receber um abono de até o valor de um salário mínimo. Além disso, é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com uma média mensal de remuneração de até dois salários mínimos, para ser elegível ao PIS Pasep.

Para os servidores públicos, militares e empregados de estatais inscritos no Pasep, a liberação ocorre por meio do Banco do Brasil, nas mesmas datas do PIS. Em ambos os casos, tanto no PIS quanto no Pasep, o dinheiro estará disponível até o dia 28 de dezembro. Após esse prazo, os recursos retornam para o governo.

O valor do PIS Pasep recebido por cada trabalhador varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base do abono salarial. Aqueles que trabalharam durante todo o ano de 2021 receberão o valor integral de R$ 1.320, enquanto aqueles que trabalharam por menos tempo receberão um valor proporcional.

Estima-se que cerca de 22 milhões de trabalhadores recebam o PIS Pasep em 2023, totalizando mais de R$ 20 bilhões. Os recursos são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Na última rodada de pagamentos, o PIS Pasep será pago aos trabalhadores da iniciativa privada nascidos em novembro ou dezembro, e aos servidores públicos com número de inscrição terminado em 8 ou 9.

Pasep

  • Nº de inscrição de final 1: a partir de 15 de março
  • Nº de inscrição de final 2: a partir de 17 de abril
  • Nº de inscrição de final 3: a partir de 17 de abril
  • Nº de inscrição de final 4: a partir de 15 de maio
  • Nº de inscrição de final 5: a partir de 15 de maio
  • Nº de inscrição de final 6: a partir de 15 de junho
  • Nº de inscrição de final 7: a partir de 15 de junho
  • Nº de inscrição de final 8: a partir de 17 de julho
  • Nº de inscrição de final 9: a partir de 17 de julho

Consulte a seguir todas as datas de pagamento do abono salarial:

Inserir a imagem interna aqui

Fonte: https://jc.ne10.uol.com.br/economia/2023