Connect with us

Brasil

O que vai mudar em relação a viagem na pandemia

Um dos setores de mercado mais afetados pela pandemia é o turismo

Publicado

em

Imagem destaque: Reprodução Uol

O Coronavírus, disseminado por todo o mundo, causou uma série de mudanças no comportamento e rotina de muitos indivíduos. Um dos setores de mercado mais afetados pela pandemia é o turismo, com diversos países que fecharam suas fronteiras e até mesmo tomaram diversas outras medidas e precauções para evitar a disseminação do vírus.

As pessoas voltam a fazer viagens | Foto: Reprodução Abril

Com a retomada parcial de algumas atividades, as viagens também voltam a acontecer em muitos países, porém, de maneira controlada e com alguns processos antes inexistentes.

Uso de máscaras para os viajantes

Atualmente, o uso de máscaras já tornou-se hábito em diversos países. Para os viajantes, o processo de embarque e ao longo de todo o voo, os passageiros devem estar utilizando máscaras, assim como os tripulantes, que em alguns casos também estão munidos de toucas e luvas para o atendimento dos clientes.

Máscara

Estima-se que, no futuro, quem pretende viajar para a Europa, por exemplo, precisará realizar um planejamento ainda maior do que era necessário anteriormente, sendo essencial ainda o uso das máscaras.

As mesmas poderão ser carregadas pelos passageiros em mãos e, se necessário, utilizadas durante o voo, além de algumas companhias aéreas já programarem a disponibilidade desses itens aos seus clientes.

Exames e checks de saúde antes do embarque

Atualmente são utilizados termômetros para identificar a distância necessária de um passageiro que apresenta febre, porém não sendo totalmente segura, por muitos não apresentarem os sintomas do Coronavírus. Algumas companhias adotaram testes sanguíneos para os clientes antes de embarcarem, conseguindo os resultados em apenas alguns minutos de modo mais eficaz.

Estima-se que medidas de saúde do mesmo gênero, como os exames de sangue, possam tornar-se regra para os passageiros. Também serão disseminados mais totens com álcool gel para a segurança dos passageiros e podem surgir algumas invenções, como a desinfecção rápida de vestimentas, que já está sendo trabalhada por alguns países.

Apresentação de documentos adicionais

Foto: Reprodução Wikipedia

Atualmente já são exigidas algumas vacinas específicas para adentrar em países diversos. A vacina contra febre amarela, por exemplo, já é obrigatória para passageiros adentrarem em algumas regiões.

Estima-se que, com o surgimento da vacina contra o Coronavírus, que está sendo trabalhada, a apresentação da mesma também seja exigida para os passageiros. Como ainda não é uma realidade, os órgãos de saúde solicitam para que, quem apresentar possibilidade, faça o teste anteriormente à viagem para detecção da presença de anticorpos, ainda que não seja tão certo indicar que, aqueles que já contraíram, não possam contrair novamente.

Desuso do assento do meio

Uma das soluções que é proposta em relação a viagem na pandemia é o desuso do assento do meio, permitindo que os passageiros possam manter uma distância segura entre eles. Atualmente isso já é promovido por muitas companhias, principalmente com a baixa de passageiros, permitindo essa distribuição nos aviões.

É possível que, futuramente, os assentos medianos continuem em desuso ou sejam promovidas medidas de segurança, como placas de separação entre as poltronas dos passageiros.

Aumento no preço das passagens

Caso seja efetivamente disposto a exclusão do assento do meio, as companhias aéreas terão que compensar os valores que seriam perdidos pelos passageiros a menos no preço das passagens. Além disso, as medidas de prevenção adicionais também podem gerar mais custos para as empresas, que precisam desses recursos para a garantia da saúde de seus passageiros.

Foto: Reprodução Lary Di Lua

Considerando as dificuldades de viajar atualmente, principalmente para fora do país, é interessante considerar ir para Cambara do Sul, um lugar bem aberto e cheio de verde para respirar ar puro, com muito a ser oferecido. Quando as coisas estiverem mais normalizadas, o preço das viagens em geral deve estar mais caro, por isso, atente-se para as diferentes possibilidades oferecidas.