Siga-nos

Brasil

Marcelo Queiroga: Quem é o novo Ministro da Saúde?

Entenda o motivo que levou Bolsonaro a trocar Pazuello por Marcelo Queiroga, que será o 4º Ministro da Saúde em menos de um ano.

Publicado

em

No pior momento da pandemia da COVID-19, com quase 280.000 mortos em função dessa doença, o Presidente Jair Bolsonaro escolheu o médico Marcelo Queiroga para substituir o general Eduardo Pazuello a frente do Ministério da Saúde. Queiroga será o quarto ministro da saúde em apenas um ano de pandemia.

E apesar do cargo de chefia do Ministério ser motivo de honraria, a verdade é que Marcelo Queiroga tem um grande abacaxi pela frente.

Vários estados da federação já estão com o sistema de saúde em colapso, o número de casos e mortes em função da COVID-19 só aumenta e o país ainda não tem vacinas em número suficiente para imunizar nem mesmo os grupos de risco.

Será que o médico conseguirá reverter esse quadro?

Quem é Marcelo Queiroga?

Doutor Marcelo Queiroga é médico cardiologista há 33 anos. Natural de João Pessoa, Paraíba, ele se formou em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba, e fez residência em cardiologia no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro.

Além de médico, o novo Ministro da Saúde também é Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A favor da vacinação contra a COVID-19, o médico até já divulgou, em suas redes sociais, o vídeo que registra o momento no qual ele recebeu sua dose desse imunizante.

Apesar de defender o distanciamento social e ser contra o tratamento precoce, durante a primeira entrevista após ser anunciado como Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga sinalizou que não recomendará o lockdown. Segundo ele, o lockdown só deve ser aplicado em situações extremas e não deve ser aplicado como política de estado.

Além disso, o médico ressaltou que não existe um tratamento específico que pode ser usado para prevenir o desenvolvimento da COVID-19. No entanto, ele declarou que os médicos tem autonomia para prescrever os remédios que quiserem.

Por que Bolsonaro trocou Pazuello por Queiroga?

Diante dos dados epidemiológicos atuais da COVID-19 no Brasil, bem como da lentidão da vacinação contra essa doença, essa troca do Ministério da Saúde pode parecer óbvia, mas não é. Tudo indica que se dependesse de Bolsonaro, Pazuello continuaria onde está. Afinal, por que trocar um general completamente submisso às vontades do chefe do Poder Executivo?

Mas a influência dos políticos do Centrão mudou o jogo político e começaram a exercer uma forte pressão pela troca do Ministro de Saúde. Além do Centrão, prefeitos e governadores

já reclamam há um bom tempo do trabalho realizado por Pazuello.

Por isso, essa troca no Ministério da Saúde servirá para iniciar um novo capítulo nas políticas da pasta diante da pandemia, uma vez que vai “zerar” a discussão sobre a vacina. Com Pazuello, isso seria impossível, já que ele coleciona momentos de menosprezo da vacinação ou tentativa de diminuição da gravidade da pandemia.

Inicialmente, a médica cotada para para assumir o cargo era a também cardiologista Ludhmila Hajjar. No entanto, ela recusou o convite alegando incompatibilidade técnica, uma vez que as soluções que a médica gostaria de implementar, que tem sido utilizadas em outros países e recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, vão na contramão do que Bolsonaro deseja que seja aplicado no país.

Diante dessa recusa e da repercussão que esse ato provocou na imprensa e redes sociais, o Governo Bolsonaro se apressou e escolheu Marcelo Queiroga para o cargo. Vale lembrar que o médico tem um relacionamento bem próximo a família Bolsonaro e já tinha sido cotado para assumir uma cadeira na Agência Nacional de Saúde Suplementar.

O problema é que durante uma reunião realizada nesta terça-feira (16), Queiroga declarou que o ministro da Saúde executa a política do governo Bolsonaro e que dará continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado na pasta.

Por isso, fica no ar a seguinte pergunta: Será que alguma coisa vai realmente mudar com esse novo Ministro? Só o tempo dirá.

Marcelo Queiroga.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
1.Falabarreiras Notícias 01
2. Falabarreiras Notícias 02
3. Falabarreiras Notícias 20
4. Falabarreiras Notícias 42
5. Falabarreiras Empregos 01
6. Falabarreiras Empregos 15
7. Falabarreiras Empregos 16

Barreiras Notícias - Fala Barreiras