Siga-nos

Brasil

Equipamento 100% nacional é nova arma de proteção no combate ao novo coronavírus

Ao emitir radiação UVC, o equipamento apresenta eficiência de 99,9% na descontaminação de ambientes e equipamentos de bactérias e vírus

Publicado

em

O mundo trava uma guerra contra um inimigo invisível. Cientistas trabalham em busca de vacina e medicamentos capazes de conter o avanço da Covid-19 e salvar milhões de vidas. No Brasil, a empresa MACAM Tech lança, literalmente, luz sobre o combate a vírus, bactérias e fungos, entre eles, o novo coronavírus. O SAVED’20 utiliza radiação UVC, com eficiência de 99,9%, para livrar ambientes e equipamentos de microrganismos e agentes patogênicos. O equipamento surge como arma para proteger não apenas aos pacientes, mas os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia.

A proteção oferecida pelo SAVED’20 aos profissionais de saúde está no fato de proporcionar descontaminação de EPIs (equipamento de proteção individual), roupas e tecidos, paredes, piso e corredores, salas e quartos, camas e móveis, e utensílios em geral. Com isso, encaixa perfeitamente para as necessidades não só dos hospitais e clínicas, mas também em ambientes onde existe um alto tráfego de pessoas, como os meios de transportes em ônibus, trens, metrôs, aeronaves, ou locais como banheiros públicos, pet shops, terminais rodoviários, shopping centers, academias, entre outros.

Ao emitir radiação UVC, o SAVED’20 apresenta eficiência de 99,9% na descontaminação de ambientes e equipamentos de bactérias e vírus. É ideal para hospitais e clínicas, mas pode ser utilizado em diferentes tipos de ambientes, como indústrias e áreas comerciais como academias

Primeiro equipamento com desenvolvimento 100% brasileiro, o SAVED’20 funciona a partir de um sistema de lâmpadas que, quando em funcionamento, emite radiação eletromagnética UVC (no comprimento de onda de 254nm), que mata os vírus e bactérias. Por se tratar de um processo físico, a luz UVC tem função germicida e ainda apresenta vantagens em relação a outros métodos, pois não gera resíduos químicos. Para um ambiente de 10 metros quadrados de área, são necessários 10 minutos de aplicação da radiação.

O SAVED’20 é eficiente e também seguro. Por meio de um sistema inteligente da automação, detecta a presença de pessoas no ambiente. Caso alguém entre no raio de ação do aparelho, ele é automaticamente desligado para evitar a incidência da radiação no corpo humano. Essa tecnologia é chamada de SmartStop. Toda a descontaminação é um processo frio, a seco, simples e efetivo, além de não gerar qualquer tipo de radioatividade ionizante. Outras vantagens são o fato de não deixar resíduos, ser rápido, efetivo, de fácil uso e baixo custo operacional. A luz UVC é considerada uma tecnologia verde e altamente sustentável, pois traz benefícios ambientais por diminuir o uso de produtos químicos altamente tóxicos para a população e meio ambiente.

“Atualmente, a contaminação de áreas comuns ou de objetos e superfícies são um problema crônico tanto nos centros de saúde como em lares e áreas corporativas em todo o mundo. A MACAM Tech surge para fomentar o mercado de tecnologia no Brasil, buscando inovar e desenvolver tecnologias nacionais a fim de gerar um impacto positivo dentro de um mercado pouco explorado”, afirma a CEO da MACAM Tech, Patrícia Faulin. “É nesse contexto que apresentamos o SAVED’20, um produto inovador para o Brasil, com alta tecnologia. Foi desenvolvido seguindo criteriosos estudos e um longo processo de desenvolvimento, sempre em busca da qualidade e, principalmente, da segurança”, explica Paulo Boldrin, diretor de marketing da empresa.

O poder da Luz – A radiação UVC é responsável por ocasionar dano fotoquímico imediato no DNA, sendo, portanto, a principal radiação que causa o efeito germicida. Ele ocorre devido à absorção da radiação UVC pelo material genético dos microrganismos, tornando-os incapazes de se replicar e de causar doenças, mesmo estando metabolicamente vivos. Quando os microrganismos são expostos à luz UVC inicia-se um processo de destruição no material genético das células, o principal alvo da desinfecção por UVC. A ação microbiana de desinfecção UVC é comprovada cientificamente por pesquisas realizadas em laboratório e em ambiente hospitalar em países da Europa, Ásia e América do Norte.

Confira o vídeo de demonstração do SAVED’20: