Siga-nos

Brasil

Concurso dos Correios em 2023: Mais de 7 mil vagas em aberto incitam ansiedade nos aspirantes

Década de espera: após 11 anos sem seleção ampla, expectativa por novo Concurso dos Correios cresce junto ao déficit de colaboradores

Publicado

em

Concurso Correios 2023

Aspirantes aos cargos dos Correios aguardam ansiosos pela divulgação do edital. A estatal detém um déficit de funcionários que impacta diretamente a qualidade dos serviços | Foto: Agência Brasil

A crescente expectativa sobre a realização de um novo Concurso dos Correios tem sido o foco de discussões entre a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT) e a direção da estatal. Com uma carência notória de funcionários – ultrapassando 7 mil vagas para cargos de nível médio/técnico e superior – a urgência em repor essa mão de obra é evidente.

Essa lacuna de pessoal se deve em grande parte ao fato de que, há mais de 11 anos, não se realiza um concurso público abrangente para a estatal. Com a saída contínua de colaboradores, devido a mudanças de emprego ou aposentadorias, a qualidade dos serviços dos Correios foi diretamente afetada.

Nos últimos temp os, houve um pico nas buscas sobre o novo concurso nas ferramentas de pesquisa e redes sociais. Ainda que haja um fervoroso interesse, a data de divulgação do edital continua indefinida.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), atualmente os Correios possuem 86.700 profissionais, mas foram autorizadas 94.490 vagas. Assim, cerca de 7.800 cargos permanecem desocupados. Em relação à remuneração, os vencimentos variam de R$ 2.179,25 (nível médio) a R$ 6.333,54 (nível superior). Além disso, os funcionários podem contar com benefícios como vale-cesta, vale-refeição/alimentação, vale-transporte e plano de saúde.

Os cargos em destaque para esse possível concurso incluem, para nível médio: Agente de Correios (Carteiro, Operador de Triagem e Transbordo, Atendente Comercial e Suporte) e, para nível superior: Analista de Correios em diversas áreas, como Advogado, Administrador, Engenheiro e Psicólogo, entre outros.

Diante desse cenário, é inegável a necessidade iminente de fortalecer a equipe dos Correios para retomar a eficiência e excelência nos serviços prestados ao público. Mantenha-se atualizado para mais novidades sobre a data do edital e especificações do processo seletivo.

Da redação com informações do site Rádio Jornal