Siga-nos

Brasil

Certidão de inteiro teor de imóveis: Conheça melhor a sua utilidade para transações imobiliárias

A certidão NARRATIVA (ou de inteiro teor ou de matrícula) é a reprodução fiel da matrícula do imóvel, onde constam todos os dados referentes ao imóvel.

Publicado

em

Se estiver para realizar uma transação imobiliária, é preciso estar ciente da quantidade de papelada que é preciso para tal. A certidão de inteiro teor de imóveis faz parte desses documentos, tendo uma grande importância ao longo da compra e venda.

Porém, essa é mais uma das diversas burocracias que só conhecemos quando estamos prestes a fazer uma compra de imóvel. A falta de informação nos impede de estarmos preparados para facilitar e agilizar o processo.

Por isso, neste artigo, apresentaremos mais informações sobre a certidão de inteiro teor de imóveis, para que você esteja totalmente preparado quando, finalmente, for realizar o sonho da casa própria.

Aproveite e boa leitura!

Qual a diferença da certidão de inteiro teor de imóveis para a simples?

Na certidão de inteiro teor todas as informações são disponibilizadas para o interessado no documento, enquanto que na certidão simples ficam disponíveis apenas algumas das informações referentes ao registro imobiliário.

Essa pode ser entendida como um resumo, com indicações e anotações da propriedade em questão, relatando os acontecimentos dos últimos dez ou vinte anos, por exemplo.

Portanto, essa é interessante apenas para fazer um levantamento rápido das informações necessárias, enquanto que, na de inteiro teor, cada dado existente irá constar na copia da via atualizada.

A certidão de inteiro teor de imóvel custa caro?

Os custos envolvidos em um pedido desse tipo de certificação dependem de qual é o estado do Cartório de Registro de Imóveis em que você está solicitando o pedido. Inclusive, o preço também pode ser alterado ao depender do município do requerente.

Em relação ao pagamento, é preciso que o interessado faça a quitação das taxas cobradas pelo órgão e das despesas com a postagem.

Vale ressaltar que, utilizando a plataforma online, é possível economizar dinheiro, visto que o envio da carta registrada é inexistente.

A melhor forma para saber quais os valores referentes ao pedido é entrar em contato com o Cartório responsável ou fazer uma simulação.

Como posso obter uma certidão de inteiro teor pela internet?

Para obter uma certidão de interior via internet, basta seguir essas etapas:

  • Acesse o sistema de emissão de pedidos do Cartório;
  • Clique em “iniciar pedido” ou “solicitar agora”;
  • No formulário escolha o tipo de certidão desejada. Nesse caso, você irá selecionar “Certidão de inteiro teor de imóvel”;
  • Preencha os dados conforme solicitado para realizara a pesquisa;
  • Informe as informações do imóvel que deseja receber a certidão;
  • Informe o endereço de envio do documento;
  • Realize o pagamento;

Uma vez que o pagamento das taxas tenha sido feito, o papel será encaminhado até a sua localidade.

Mas, por que a certidão de teor de Imóvel é tão importante nas transações imobiliárias?

Esse documento se trata de uma cópia fiel da matrícula do imóvel, constando todas as informações de registro do mesmo.

Isso também inclui dados como a localização, lote, quadra e número da propriedade, além de conter todo o conjunto de informação relacionada ao proprietário atual do imóvel, bem como os seus antigos donos.

Ela ainda pode ser solicitada com ônus e ações, no qual você receberá um documento atestando a existência de hipoteca, usufruto, alienação fiduciária, entre outros.

Portanto, essa, basicamente, comprova a condição atual do imóvel. Isso facilita na hora da transação imobiliária, onde o comprador precisa ser totalmente consciente sobre todas as informações da propriedade em que ele está interessado.

Inclusive, ela ainda atesta se a casa ou apartamento podem ser vendidos, já que, ao depender da condição que o imóvel esteja, ele não pode ser utilizado em qualquer transação mercantil.

Se a matrícula estiver desatualizada, posso solicitar uma certidão de teor de imóvel?

Antes de solicitar uma certidão de teor, é interessante que procure avaliar se a matrícula do imóvel condiz com a real condição do mesmo.

Ao solicitar um documento, ele apresentará os dados presentes na matrícula. Entretanto, se a casa está em reforma, por exemplo, e isso não consta no Cartório, então o documento solicitado não virá atualizado, o que dificulta na avaliação dos dados referentes ao imóvel.

Sendo assim, a solicitação é sim possível, mas não será eficiente, passando informações incongruentes com a realidade.

A certidão de teor é uma parte crucial das transações

Como vimos ao longo do artigo, a certidão de teor de imóveis é essencial para que a transação ocorra da maneira mais honesta possível, uma vez que ela atesta todos os dados referentes ao imóvel.

Quando for comprar a sua casa própria, não se esqueça de solicitar esse documento!

Gostou do artigo? Então compartilhe-o nas redes sociais!

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *