Siga-nos

Brasil

CadÚnico: Como saber se estou inscrito no Cadastro Único?

Saiba como consultar seu cadastro, como se inscrever e quais os benefícios que a inscrição no CadÚnico podem te proporcionar.

Publicado

em

Após o início do pagamento das parcelas do Auxílio Emergencial, a procura por informações sobre o Cadastro Único (CadÚnico) aumentou muito. Afinal, os inscritos nesse programa formaram boa parte do contingente de beneficiados pelo auxílio do Governo Federal.

Contudo, embora muita gente não saiba, o cadastro no CadÚnico não é importante apenas para integrar programas federais. Isso porque programas de assistência criados por municípios e estados também utilizam esse cadastro como base de dados para a realização de diversos projetos.

Por isso, conhecer melhor o funcionamento desse programa e saber como se inscrever (ou saber se está inscrito) é tão importante. E você pode encontrar informações sobre cada um desses pontos nos próximos tópicos.

O que é CadÚnico?

O Cadastro Único é um registro criado pelo Governo Federal que permite que as autoridades saibam quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Além disso, esse registro também fornece informações importantes para a criação de programas sociais, entre outros projetos.

Vale lembrar que, apesar de ter sido criado pelo Governo Federal, ele é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita.

Quais os benefícios oferecidos pelos CadÚnico?

Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, é possível participar de vários programas sociais, tais como:

  • Programa Bolsa Família;
  • Programa Minha Casa, Minha Vida;
  • Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
  • Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
  • Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
  • Carta Social;
  • Carteira do Idoso;
  • Programa Brasil Carinhoso;
  • Programa de Cisternas;
  • Telefone Popular;
  • Pro Jovem Adolescente;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Passe Livre para pessoas com deficiência.

Como saber se estou inscrito no CadÚnico?

É possível verificar se seu seu nome já está inscrito no CadÚnico de três formas diferentes: através do site, do aplicativo ou por telefone.

Site

Para saber se o seu nome está no CadÚnico através do site, basta acessar este link: aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/. Em seguida, preencha os dados exigidos para consultar qual o seu Número de Identificação Social(NIS). Somente pessoas que estão cadastradas no Cadastro Único terão acesso a esse número.

Aplicativo

Nesse caso, é necessário seguir as seguintes instruções:

  1. Instalar o aplicativo oficial do Meu CadÚnico, que está disponível na Play Store
     e na Apple Store;
  2. Depois de concluir o download, abra o aplicativo e clique em “entrar”;
  3. Em seguida, preencha os dados exigidos para consultar qual o seu Número de Identificação Social(NIS). Como foi explicado anteriormente, apenas pessoas inscritas no Cadastro Único terão acesso a esse número.
CadÚnico: Como saber se estou inscrito no Cadastro Único?

Telefone

O Ministério da Cidadania, que é responsável por esse registro, também disponibiliza um canal de atendimento por telefone para tirar as dúvidas sobre os programas sociais e CadÚnico.

Para isso, basta ligar para o número 0800 707 2003. Lembre-se de selecionar a opção 5 para ter acesso às informações do Cadastro Único.

Vale ressaltar que o serviço de ligação é gratuito e pode ser feito por um telefone fixo ou móvel. Contudo, não é possível ligar em qualquer horário. Confira abaixo os horários de atendimento:

  • 07h às 19h de segunda a sexta-feira.
  • 10h às 16h nos finais de semana e feriados nacionais e durante o Calendário de Pagamento do Bolsa Família.

Como se inscrever?

Essa inscrição não pode ser feita pela internet. Para isso, é necessário procurar o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade.

Por esse motivo, caso você não saiba essa informação, vale a pena entrar em contato com a Prefeitura do seu município ou Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade, onde será possível receber orientações e tirar dúvidas sobre essa inscrição.

Barreiras Notícias - Fala Barreiras