Siga-nos

Brasil

Bolsa Família: milhões de brasileiros começam a receber hoje a primeira parcela de 2023

Neste mês, 21,9 milhões de famílias vão receber o benefício e o valor médio será de R$ 614,21

Publicado

em

Imagem ilustrativa | Foto: Reprodução Valor Investe

A partir desta quarta-feira (18), milhões de brasileiros vão começar a receber a primeira parcela de 2023 do Bolsa Família. Neste mês, os pagamentos do Bolsa Família – que vai substituir o Auxílio Brasil – começam no dia 18 e vão até o dia 31. Para saber o dia em que o benefício fica disponível, a família precisa verificar o último dígito do número de identificação social, o NIS.

Os pagamentos são feitos na sequência de 1 a 0, durante os últimos dez dias úteis de cada mês. Para receber, nada muda também. Os beneficiários não precisam trocar ou atualizar cartões. Os mesmos cartões do Auxílio Brasil seguem válidos para saques e movimentações.

O auxílio impacta economia e é uma das maiores fontes de renda de quase 2 mil dos municípios. Para receber o Bolsa Família é preciso manter o Cadastro Único atualizado. O Brasil tem, hoje, quase 41 milhões de famílias inscritas no CadÚnico e que são elegíveis para o programa. O governo federal usa o cadastro para identificar as famílias de baixa renda, público-alvo das políticas sociais. A atualização do cadastro deve ocorrer de dois em dois anos, ou quando houver um mudança de informação no núcleo familiar.

Quem já recebia o Auxílio Brasil pelo aplicativo Caixa Tem, em conta Poupança Social Digital, vai receber o Bolsa Família da mesma forma e vai poder seguir movimentando o dinheiro pelo aplicativo, pagando contas e fazendo compras. A consulta pode ser feita pelo CPF nos aplicativos. Para consultar, o beneficiário pode ir no aplicativo Auxílio Brasil GovBr (oficial do programa) ou no aplicativo Caixa Tem, ambos da Caixa Econômica Federal.

Fala Barreiras