Siga-nos

Brasil

Auxílio Emergencial: Não haverá cadastro para a nova rodada do benefício

De acordo com o Ministro da Cidadania, João Roma, apenas quem tem cadastro em programas sociais receberá o auxílio emergencial.

Publicado

em

O Ministro da Cidadania, João Roma, revelou que não será aberto um novo período de cadastramento para concessão do auxílio emergencial. De acordo com o Ministro, não há tempo disponível para realizar esse procedimento já que, a princípio, a ideia é pagar o benefício o mais rápido possível.

No entanto, para a realização do pagamento do auxílio emergencial, o Governo Federal está esperando que o Congresso Nacional aprove a PEC Emergencial, medida que vai garantir o financiamento do benefício.

A PEC Emergencial já foi aprovada em 1º turno na Câmara dos Deputados, porém ainda é necessário realizar a segunda rodada de votação. Apesar disso, tudo indica que o benefício será aprovado, uma vez os parlamentares entendem que a crise sanitária e econômica resultante da pandemia está se agravando.

Auxílio emergencial será concedido a um grupo menor de pessoas

Ainda de acordo com o Ministro da Cidadania, a nova rodada do auxílio emergencial deve beneficiar um número menor de pessoas. Em dezembro de 2020, 56 milhões de brasileiros receberam o benefício. No entanto, o Governo espera conceder o auxílio a cerca de 46 milhões de pessoas.

Um dos motivos que explicam essa redução é nova estratégia de pagamento do Governo. Na próxima rodada do benefício, apenas uma pessoa por família poderá receber o auxílio emergencial. Até dezembro, o pagamento podia ser realizado a até 2 pessoas da mesma família.

Além disso, o novo número de beneficiários também é resultado do cruzamento de informações do Cadastro Único de programas sociais e informações fornecidas por outros órgãos. Essa base inclui pessoas que fizeram contestações na Justiça para receber o auxílio em dezembro de 2020, bem como dados do Cadastro Único atualizados até fevereiro deste ano.

Por isso, os brasileiros que não são cadastros de programas sociais, mesmo que aqueles que não conseguiram obter renda nos últimos meses, não serão contemplados pela nova rodada do auxílio emergencial.

Auxílio emergencial. Fala Barreiras.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
1. Falabarreiras Notícias 01
2. Falabarreiras Notícias 02
3. Falabarreiras Notícias 20
4. Falabarreiras Notícias 42

Fala Barreiras