Siga-nos

Brasil

Aposentadoria INSS: Conheça melhor os diferentes tipos de aposentadoria!

“Quanto mais você entende sobre a aposentadoria INSS no Brasil, melhor será para que você possa decidir qual é a melhor forma de se aposentar…”

Publicado

em

É bastante comum que haja diversas dúvidas sobre os tipos de aposentadoria INSS e quase ninguém conhece como funciona, os detalhes e requisitos das principais formas de aposentar em território nacional.

Esse é um assunto muito importante para qualquer trabalhador brasileiro, afinal, vai chegar o momento em que todos nós devermos nos aposentar, sendo assim, é essencial que você conheça todos os tipos de aposentadoria.

Quanto mais você entende sobre a aposentadoria INSS no Brasil, melhor será para que você possa decidir qual é a melhor forma de se aposentar e garantir que a terceira idade seja um período tranquilo.

Ficou curioso para entender melhor sobre esse assunto, não é mesmo? Continue acompanhando o artigo e entenda tudo a respeito dos tipos de aposentadoria.

Boa leitura!

Principais aposentadorias INSS: entendendo as diferentes formas de se aposentar

Veja só quais são os principais tipos de aposentadoria em nosso país e descubra qual é a melhor para solicitar a sua aposentadoria na plataforma Meu INSS ou em um dos postos de atendimento da Previdência Social.

1 – Aposentadoria por pontos

Essa é uma aposentadoria que, na verdade, funciona igual a aposentadoria INSS por tempo de contribuição, porém, aqui há uma excelente vantagem, o fator previdenciário não irá diminuir o valor da aposentadoria, devido a regra de pontos

Após completar os 35 e 30 anos de tempo de contribuição e a soma da idade mais o tempo de contribuição ao INSS for maior que 96 pontos para o homem, ou mais que 86, para as mulheres, o valor da aposentadoria não sofre redução.

2 – Aposentadoria especial

Outro tipo de aposentadoria INSS é a aposentadoria especial que foi desenvolvida com o objetivo de proteger o direito de quem coloca a vida e a saúde em risco para poder trabalhar.

Qual é a quantidade de anos de contribuição para conseguir a aposentadoria especial?

Primeiramente, é necessário entender que quem possui direito a esse tipo de aposentadoria INSS são homens e mulheres que realizaram trabalho especiais, ou seja, atividades nas quais é necessário ficar exposto a fatores insalubres.

Esses fatores insalubres podem ser:

  • Ruído;
  • Agentes químicos;
  • Muito frio;
  • Muito calor;
  • Agentes biológicos;

Ou a fatores periculosos, como:

  • Eletricidade;
  • Porte de arma.

A aposentadoria é concedida após 25 anos de trabalho, contudo, em casos raros, é também possível conseguir se aposentar com 20 anos de contribuição, em casos de atividades onde o trabalhador fica exposto ao amianto.

Também é possível conseguir esse tipo de aposentadoria INSS em 15 anos de contribuição por quem trabalha em minas subterrâneas.

3 – Aposentadoria por invalidez

Uma aposentadoria INSS bastante conhecida é a aposentadoria por invalidez.

Quem tem direito a esse tipo de aposentadoria?

Essa é uma garantia fornecida aos segurados que por algum motivo de doença ou de acidente acabam se tornando incapacitados de realizar a produção de atividades laborais.

Contudo, para conseguir esse tipo de direito, ainda é necessário que seja observado outros critérios, como o cumprimento da carência de no mínimo 12 meses, ter desenvolvido o problema incapacitante apenas após a filiação ao regime geral da Previdência Social.

É necessário salientar que a incapacidade que acaba habilitando essa categoria de aposentadoria deverá ser comprovada após a realização da perícia médica.

A perícia deve comprovar que o resultado é de caráter definitivo e permanente.

Contrário a isso o segurado poderá receber o benefício auxílio-doença sempre que a perícia resultar em incapacitação temporária.

4 – Aposentadoria por tempo de contribuição do professor

É pouco conhecida, mas existe, a aposentadoria INSS por tempo de contribuição do professor, essa modalidade acaba ajudando quem trabalha no setor de ensino no Brasil.

Assim como os servidores públicos, é necessário entender que as regras da aposentadoria para os professores são diferencias das demais.

Como é que funciona esse tipo de aposentadoria?

É uma categoria que será válida apenas para os contribuintes que trabalharam na rede de Educação Básica, ou seja, quem trabalha com:

  • Educação infantil;
  • Ensino Fundamental;
  • Ensino Médio.

É necessário que os professores consigam comprovar 30 anos trabalhando nesse setor, já as professoras precisam realizar a comprovação dos 25 anos de trabalho.

Como você vai se aposentar?

Antes da reforma a aposentadoria por tempo de contribuição era uma das modalidades mais aderidas, pois não exigia idade mínima para aposentadoria, somente o tempo de contribuição necessário que era de 30 anos de serviço para mulheres e 35 anos para homens.

Porém, com a reforma essa modalidade foi extinta e os segurados que estavam próximos da aposentadoria tiveram que se adequar a uma das regras de transição para que não viessem a ser prejudicados pela reforma.

Com as diversas formas de aposentadoria INSS, procurar um especialista para averiguar qual tipo de aposentadoria é a mais vantajosa para você pode ser um bom investimento.

É importante que análise bem antes de entrar com o processo de aposentadoria.

Gostou do artigo? Compartilhe-o!

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *