Brasil
ALERTA LARANJA:
Onda de calor extremo ameaça diversas regiões do Brasil até 22 de setembro
Instituto Nacional de Meteorologia destaca áreas de risco e alerta para temperaturas acima dos 40°C e baixa umidade do ar


Tarde de sol em Barreiras/BA: os termômetros podem ultrapassar os 40°C nos próximos dias, de acordo com o Inmet | Foto: Osmar Ribeiro/Falabarreiras
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez um anúncio preocupante para os próximos dias: um alerta de nível laranja, que significa perigo, para uma onda de calor que deverá persistir até o dia 22 de setembro. As regiões mais afetadas, segundo o instituto, incluem os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, norte do Paraná, oeste de Goiás, sudoeste de Tocantins e a região do Triângulo Mineiro.
O alerta, que segue os protocolos internacionais, é emitido quando as temperaturas máximas previstas estão pelo menos 5°C acima da média histórica para o período em questão. Desta vez, a onda de calor poderá levar as temperaturas a ultrapassar os 40°C em algumas áreas das regiões Centro-Oeste e Norte, bem como no interior de São Paulo.
Junto com o aumento das temperaturas, o Inmet também adverte para baixos índices de umidade relativa do ar nas áreas cobertas pelo alerta, o que agrava a situação e requer atenção redobrada.
Área do aviso de onda de calor válido entre os dias 18 e 22 de setembro | Imagem: Inmet


Para informações mais detalhadas e a lista completa dos municípios inclusos no aviso de onda de calor, você pode acessar [AQUI].
Da redação do Portal Falabarreiras.com com informações da CNN Brasil