Siga-nos

Bahia

TV ALBA:
Com conteúdo interessante e moderno, emissora vem se destacando entre as televisões legislativas do Brasil

Barreiras foi o primeiro município do interior do estado a receber o canal aberto da TV. Toda a programação pode ser acompanhada no canal 40.2

Publicado

em

TV ALBA

A TV ALBA chegando a mais lares baianos através do canal aberto digital, fortalecendo o acesso à informação relevante e de qualidade | Foto: Reprodução Facebook

A TV ALBA, entidade administrada pela Fundação Paulo Jackson, foi criada através da Lei nº 10.959, de 16 de janeiro de 2008, tendo como objetivo promover e apoiar ações culturais e de comunicação voltadas para a valorização, aperfeiçoamento e transmissão das atividades do Poder Legislativo Estadual.

Sua missão é desenvolver, promover e apoiar atividades e programas, no âmbito da comunicação social, da cultura e da cidadania, através dos serviços de radiodifusão de som e imagem, voltados para valorizar e fortalecer o Poder Legislativo, a sociedade, as pessoas e o serviço público.

Ao longo da sua trajetória, a Rede Alba emissora vem se destacando entre as televisões legislativas do Brasil por ser uma emissora pública, legislativa e educativa.  A TV da Assembleia Legislativa da Bahia busca ser identificada, acima de tudo, como uma TV interessante e moderna que impacta o telespectador a cada notícia, na agilidade da informação que muda a todo o tempo.

Durante o caminho, a emissora se destacou no Brasil por promover uma série de mudanças com o objetivo de impactar positivamente a vida dos baianos, com conteúdos relevantes no cenário político. Em 16 de dezembro de 2014 a TV estreou em canal aberto digital, inicialmente no canal 61.2 e em 2020 passando para o 12.2, ficando ainda mais próxima dos telespectadores.

Para concretizar a chegada do canal aberto da TV Alba no interior do Estado, foi necessário iniciar a transmissão via satélite. E o primeiro município foi Barreiras, localizado na região Oeste da Bahia, com uma população de mais de 158 mil habitantes (Censo 2021). Basta sintonizar no canal 40.2 que os barreirenses poderão assistir todo o conteúdo legislativo, sessões plenárias, audiências públicas, reuniões de comissões, notícias relevantes da política e de interesse público, além de uma programação variada envolvendo cultura, esporte, educação e cidadania.

A chegada do canal aberto digital da TV Alba em Barreiras é uma conquista da Fundação Paulo Jackson, gestora da TV e rádio Legislativas da Bahia e da Assembleia Legislativa da Bahia, possibilitada pela outorga concedida pela Câmara Federal e assinatura de termo de cooperação com a Câmara Municipal de Barreiras. Assim, como os demais canais públicos e comerciais, o canal foi concretizando a interiorização da audiência da televisão pelo canal aberto digital.

A Fundação Paulo Jackson, responsável pela emissora, é uma fundação de direito público batizada com o nome do ex-político, natural de Caetité-Ba. Paulo Jackson foi engenheiro, sindicalista e por 3 mandatos deputado estadual na ALBA, onde consolidou seu nome na luta pelas causas dos menos favorecidos, sempre respeitado tanto por aliados quanto por adversários políticos.

Atualmente, o telespectador pode interagir, sugerir e acompanhar a programação de uma forma exclusiva. No cardápio de programação a TV conta com 25 conteúdos entre programas e interprogramas, presentes também nas plataformas digitais @tvalba no Instagram, Facebook e Youtube; no site: www.alba.tv.br e nos canais 12.2 (digital) e 16 (NET).

Fala Barreiras