Siga-nos

Bahia

Toque de recolher será aplicado na maior parte da Bahia a partir desta sexta-feira

O objetivo é evitar o colapso do sistema de saúde baiano…

Publicado

em

Toque de Recolher

O Governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que o estado será submetido a um novo toque de recolher para tentar conter a disseminação da COVID-19. A decisão foi anunciada nessa terça-feira (16), mas começará a valer somente a partir da sexta-feira (19).

O toque de recolher será válido por 7 dias, das 22h às 5h, mas a decisão não é válida para toda a Bahia. Por enquanto, as regiões de Irecê, Jacobina, Alagoinhas e os municípios da Região Oeste não precisam aplicar essa medida de contingenciamento do coronavírus.

No restante do estado, onde a medida será aplicada, todas as atividades comerciais não essenciais estão proibidas. As polícias Civil e Militar irão fiscalizar o cumprimento do toque de recolher

, sendo que aqueles que desobedecerem as regras podem ser presos e irão responder por crime contra a saúde pública.

O que motivou a decisão do toque de recolher?

Toque de Recolher

A medida foi adotada após um encontro entre o Governador do Estado e os representantes da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), prefeitos e técnicos das secretarias estaduais da Educação e da Saúde, e será publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (17).

Os dados apresentados pelos técnicos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), como a alta taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dedicados a pacientes infectados com COVID-19 na Bahia, que atualmente de encontra em 74%, motivaram a decisão do governo estadual.

Durante o anúncio, Rui Costa afirmou que o toque de recolher é necessário para impedir que os casos de COVID-19 continuem aumentando no estado, o que pode levar ao colapso do sistema de saúde baiano.

“É fundamental para que a gente não presencie repetição de imagens tristes que vimos acontecer em outros lugares do país, com falta de leitos, com falta de UTI. Não vamos permitir”, disse Rui Costa.

O Governador ainda declarou que, se essa medida não for suficiente para conter o avanço do coronavírus, o horário do toque de recolher poderá ser ampliado e, a depender da situação, o estado pode aplicar uma decisão mais drástica, que é lockdown completo, quando somente atividades essenciais tem autorização para funcionar.

Seja integrante de nosso grupo de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 42

Barreiras Notícias - Fala Barreiras