Bahia
TEM QUE VACINAR
Deputados têm que ter passaporte vacinal para adentrar na AL-BA
Com a exigência do presidente da AL-BA, deputados têm que apresentar passaporte vacinal para novo ano Legislativo. O passaporte vacinal e outras medidas também valem para servidores e visitantes…


Deputado Adolfo Menezes, presidente da AL-BA | Foto: Reprodução Jornal Grande Bahia
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Adolfo Menezes (PSD), anunciou, nessa quinta-feira (13), que a Casa passará a exigir, a partir da abertura do ano Legislativo em fevereiro, a apresentação de comprovante de vacinação completa contra a Covid-19 para ingresso e circulação em suas dependências.
Porém, o parlamentar vai liberar a entrada de não vacinados, desde que comprovem que não estão infectados com o novo coronavírus. “O direito de não se vacinar permanece, desde que o parlamentar ou servidor comprove a imunidade através de exame PCR ou de antígenos negativos, renovado a cada 72 horas”.
Para o público externo, a comprovação será feita com a exibição do comprovante da vacinação completa contra a Covid-19 e documento oficial com foto no momento do acesso às dependências da AL-BA.
Serão consideradas válidas, para os fins comprobatórios de vacinação, as anotações constantes no Certificado Digital de Vacinação, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – ConecteSUS; comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação por instituição governamental, nacional ou estrangeira, ou institutos de pesquisa clínica; e Carteira Digital de Vacinação – Secretaria Municipal da Saúde de Salvador/BA, ou outro meio digital de acreditação de vacinação emitido por Secretarias Municipais ou Estaduais de Saúde.
As pessoas não vacinadas, ou com vacinação incompleta, deverão apresentar teste RT/PCR ou teste antígeno negativos para Covid-19 realizados nas últimas 72 horas. Nesta hipótese, o exame deverá ser renovado a cada 72 horas.
Já os 63 deputados, servidores públicos e estagiários, bem como os colaboradores de empresas terceirizadas, poderão comprovar a vacinação completa até o dia 31 de janeiro de 2022, para terem acesso aos edifícios legislativos.
A documentação completa da vacinação do público interno deverá ser confirmada por meio de autodeclaração e apresentação de comprovante de vacinação. O formulário de autodeclaração estará disponível no Portal do Servidor no ícone “Comprovação de Vacina”, devendo ser anexado o documento comprobatório, para ser incorporado ao prontuário do servidor.
Bolsonarista
O anúncio do presidente da AL-BA acontece em meio a manifestações de deputados apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que são contra a exigência do comprovante de vacinação e questionam a eficácia dos imunizantes.
Talita Oliveira (PSL) chegou a promover uma audiência pública em dezembro do ano passado ao lado de outros bolsonaristas para divulgarem seu posicionamento contra o “passaporte vacinal”.
A deputado não se vacinou ainda contra a covid-19.
Fonte: BNews
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18