Agro

SOS Rio Grande do Sul: Campanha de Solidariedade da Bahia

PMBA, SEC e entidades agrícolas da Bahia unem forças na campanha SOS Rio Grande do Sul para ajudar desabrigados

Publicado

em

Unidades da PMBA recebem doações para os desabrigados no Rio Grande do Sul

A Polícia Militar da Bahia, por meio do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), iniciou a campanha “SOS Rio Grande do Sul”, que visa à arrecadação de donativos destinados aos desabrigados das chuvas que ocorrem no estado da região sul do Brasil.

Todas as unidades da PMBA, operacionais e administrativas, localizadas nos 417 municípios funcionarão como pontos de arrecadação da campanha, que seguirá por tempo indeterminado. Os donativos serão coletados periodicamente nas unidades, sendo cada item organizado e identificado sob a coordenação do Departamento de Apoio Logístico (DAL) da Polícia Militar.

“Serão aceitas doações de alimentos não perecíveis integrantes da cesta básica, bem como água mineral, fraldas descartáveis para adultos e crianças, agasalhos, cobertores, mantas e itens de higiene, entre outros”, esclarece o coronel Marcos Antônio Oliveira, diretor do DPCDH.

Entidades agrícolas do oeste baiano mobilizam campanha em prol das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

SOS Rio Grande do Sul
Conheça as formas de contribuir com a campanha SOS Rio Grande do Sul organizada por instituições agrícolas da Bahia | Card divulgação

Diante do cenário de devastação provocado pelas fortes chuvas na região do Rio Grande do Sul, a solidariedade emerge como um valor inestimável. Nesse contexto, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) une-se à iniciativa da Aprosoja (RS) e outras entidades agrícolas, como a Aprosoja Bahia, para promover uma campanha de arrecadação de recursos em prol das famílias desabrigadas e afetadas pela calamidade. Essa colaboração inter-regional evidencia a importância da empatia e da cooperação em momentos críticos, destacando o papel fundamental da comunidade agrícola no apoio aos necessitados.

Os recursos arrecadados serão revertidos para a compra de itens prioritários destinados às vítimas das enchentes que perderam moradias e seus pertences. “As enchentes no Rio Grande do Sul causaram muitas perdas, além dos prejuízos nos centros urbanos, também afetaram muitas áreas no campo, como 20% a 30% de lavouras de arroz a serem colhidas e áreas de soja com praticamente 50% ainda restando para colher. São prejuízos que dão para recuperar, claro, o que não dá para recuperar, infelizmente, são as muitas vidas perdidas. E o que custa caro é a reconstrução de moradias para inúmeras famílias desabrigadas”

, avalia o presidente da Aprosoja (RS), diretor administrativo da Aprosoja Nacional e senador da República, Irineu Orth.

SEC realiza campanha de arrecadação de donativos para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

SOS Rio Grande do Sul
Estudantes da rede estadual em Bahia se mobilizam na arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul | Foto: Divulgação

Com o objetivo de auxiliar as vítimas atingidas pelas enchentes do Rio Grande do Sul, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) está mobilizando servidores e comunidades escolares através da campanha “Bahia e Rio Grande do Sul de mãos dadas”, para arrecadação de donativos.  Os itens solicitados são água potável, roupas, roupas de cama, colchões, colchonetes, produtos de limpeza e de higiene e alimentos não perecíveis. A ação funcionará durante todo o período que durar o estado de emergência na região afetada.

SOS Rio Grande do Sul
Itens essenciais coletados em escolas da Bahia prontos para serem enviados ao Rio Grande do Sul | Foto: Divulgação

Em Salvador, os donativos podem ser entregues na sede do órgão, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Os itens arrecadados serão entregues no Corpo de Bombeiros para viabilizar a distribuição no Rio Grande do Sul. As escolas da rede estadual de ensino também estão mobilizadas, envolvendo a participação de professores, técnicos e toda a comunidade escolar nesta ação solidária. A arrecadação das escolas será levada para os Correios, que ficarão encarregados de enviá-los ao Estado do Sul do país.

Clique para comentar
Sair da versão mobile