Siga-nos

Bahia

SAC: Saiba como fazer o agendamento para emitir documentos

Aprenda como se cadastrar e como realizar os agendamentos que você precisa!

Publicado

em

SAC Digital

O SAC Digital é a plataforma online do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Bahia (SAC). Lançado em julho de 2018, essa plataforma unifica todos os serviços digitais do Estado em um único portal na internet, que também pode ser acessada através de aplicativo para celulares Android e iOS.

Ao todo, o SAC Digital oferece mais de 700 serviços para diferentes órgãos do estado, incluindo SineBahia, Tribunal Regional Eleitoral, Polícia Militar, INSS, entre outros, além de realizar agendamento para emissão e entrega de documentos.

Por causa da pandemia, todos os serviços oferecidos no SAC precisam ser agendados com antecedência através do SAC Digital. Por isso, é fundamental que o cidadão entenda como se cadastrar e realizar a solicitação do documento que deseja.

Para saber como fazer o agendamento, confira os próximos tópicos.

Como se cadastrar no SAC Digital?

Antes de agendar qualquer serviço, é necessário se cadastrar no site do SAC Digital Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Acesso ao site;
  2. Clique em “Cadastre-se”;
  3. Preencha o formulário completo. Esse formulário consiste em 4 etapas. É necessário preencher corretamente todas elas para concluir a inscrição.

Como fazer o agendamento no SAC Digital?

Após a conclusão do seu cadastro, o cidadão pode buscar o serviço que deseja agendar. Ao acessar a página inicial da plataforma, é possível encontrar os serviços mais comuns realizados no SAC e que precisam de agendamento, como emissão de Carteira de Identidade e Renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

Caso não encontre o que precisa na página inicial, é possível digital o nome do serviço na busca, onde está escrito “Busque serviços por nome ou palavra-chave”. Além disso, a pessoa também pode clicar na aba “Todos os serviços”, que contém a lista completa de documentos e serviços emitidos e realizados pelo SAC.

Ao encontrar o serviço desejado, é necessário seguir os seguintes passos.

  1. Clique no serviço desejado;
  2. Clique em “Agendar”;
  3. Selecione “Posto”;
  4. Selecione seu nome de cadastro para fazer o atendimento;
  5. Indique em qual posto deseja ser atendido. Basta escrever o nome da cidade no campo indicado para selecionar o posto mais próximo;
  6. Selecione uma data disponível. As datas disponíveis estão escritas em azul. As datas em cinza não possuem mais horário para atendimento. Caso não encontre data disponível no mês vigente, basta clicar na seta ao lado nome do mês e mudar para o próximo calendário mensal.
  7. Em seguida, selecione um horário de atendimento.
  8. Finalize o agendamento e anote a data e o horário agendado para não se esquecer.

O que fazer no dia do agendamento?

No dia e horário agendado para atendimento, é fundamental comparecer à recepção do posto com todos os documentos exigidos para a realização do serviço desejado. O SAC Digital ainda recomenda que as pessoas compareçam ao posto com 15 minutos de antecedência, porque é necessário passar pelo local de emissão da senha para atendimento.

Vale lembrar que, apesar da distribuição de senhas, o tempo de espera é curto e o atendimento ocorre dentro do horário agendado. Por isso, o cidadão não pode se atrasar.

Seja integrante de nosso grupo de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 42

Barreiras Notícias - Fala Barreiras