Siga-nos

Bahia

Rui Costa vai processar pessoas que produzem e espalham Fake News com seu nome

O Governador da Bahia, Rui Costa, declarou que está processando quem está espalhando mentiras com seu nome. Saiba mais!

Publicado

em

Nesta quarta-feira (14), o Governador da Bahia, Rui Costa, concedeu uma entrevista às rádios do Oeste da Bahia para comentar a situação do coronavírus na Região.

No entanto, após o questionamento do editor do Fala Barreiras, Osmar Ribeiro, o gestor também comentou sobre os problemas gerados pela disseminação de Fake News, que atrapalham o trabalho da imprensa e do Poder Público.

Além disso, ele falou sobre as providências que ele tem tomado contra pessoas que produzem e disseminam esse tipo de mentira. De acordo com Rui Costa, ele já começou a processar essas pessoas e continuará processando quem comete esse tipo de ação.

Entenda abaixo o que disse o Governador do Estado.

Rui Costa está processando pessoas que estão disseminando mentiras utilizando seu nome

O Governador da Bahia ressaltou que o Brasil está doente. Segundo ele, essa doença do ódio tem levado as pessoas a cometerem ilegais, se escondendo atrás de grupos de WhatsApp e pseudônimos falsos para espalhar mentiras.

“Nosso país está doente. Não está doente só por causa do vírus. Está doente por conta, também, de algumas pessoas que tem a doença na cabeça. É a doença do ódio, a doença da raiva, a doença da destruição do país, a doença da incompetência e a doença da covardia, de muitas vezes se esconder atrás de grupos de WhatsApp com pseudônimos e telefones falsos, que muitas vezes, quando você vai apurar, o telefone está fora do país, num esquema profissional, muito bem organizado de ataques sistemáticos a quem está cuidados das vidas das pessoas”, declarou Rui Costa.

No entanto, ele declarou que já começou a reagir contra esse tipo de ataque. Por isso, o Governador do Estado começou a processar todas as pessoas que ele já conseguiu identificar e que estão espalhando Fake News.

“Aqueles que nós conseguimos identificar o nome, o sobrenome e o endereço, eu contratei advogado criminalista e estou processando todos eles e processarei todos que eu conseguir identificar. Outros, a gente encaminha para o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal, para tomar as providências necessárias”, explicou o gestor.

A mentira está afundando o país

Durante a entrevista, Rui Costa ainda declarou que nenhum país do mundo conseguiu se desenvolver e melhorar a vida da população em meio ao clima de guerra e desconfiança em que o Brasil se encontra.

“Eu não conheço nação ou país do mundo que tenha melhorado a vida do seu povo com guerra, com ódio, matando criança de 4 anos, matando marido, distribuindo arma pesada para o povo, fuzil, metralhadora, 60 armas, 30 armas. Você conhece qual país do mundo que se desenvolveu, que melhorou a vida do seu povo com isso? Eu não conheço. Na história da humanidade, quando algum país se deixou dominar pelo ódio, o que ele trouxe foi sofrimento para o seu povo. (…) O que eu conheço de países do mundo que melhoraram a vida do seu povo são aqueles que demonstraram amor, cuidado, cuidar da saúde, cuidar da educação, cuidar da ciência, da tecnologia, da arte, da cultura, aí o país cresce”

, explicou o Governador.

Ainda segundo Rui Costa, a disseminação de notícias falsas e esse clima de desconfiança na população só piora a situação do país, que já enfrenta várias crises.

“Mas o que essa turma está fazendo, essa turma que distribui notícia falsa na rede social ou no grupo de WhatsApp, é afundar o Brasil. É tornar o Brasil hoje, eu diria, o país mais humilhado, mais desrespeitado internacionalmente”, afirmou o gestor.

O Governador da Bahia ainda afirmou que, além de entrar com processos criminais contra disseminadores de notícias falsas, ele não participa, nem incentiva que as pessoas participem de grupos do WhatsApp nos quais é permitido a publicação de Fake News.

“Se você está no grupo de WhatsApp e quem administra o grupo permite que pessoas fiquem postando calúnia ou se escondendo em telefones anônimos, eu acho que não merece nem a sua, nem a minha participação. É a resposta que nós podemos dar, além dos processos criminais que nós estamos acionando. E eu já ganhei vários processos. Alguns, inclusive, tentaram fazer acordo gravando vídeo se desculpando ou fazendo retratação. Então nós vamos processar todos, criminalmente e buscando indenização de todos aqueles que colocarem meu nome pessoalmente ou fazendo ofensa pessoal”, explicou o Governador.

Como denunciar Fake News?

Para combater a divulgação de notícias falsas, o Governo do Estado criou um projeto chamado Bahia contra o Fake. Através do site do projeto, o cidadão pode realizar uma denúncia ou encaminhar uma informação considerada duvidosa que precisa ser esclarecida.

O site é gratuito e pode ser acessado através do link abaixo.

Bahia contra o Fake

Ouça abaixo, a sonora do governador:

Rui Costa Fake News.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
1- Falabarreiras Notícias 20
2- Falabarreiras Notícias 42
3- Falabarreiras Notícias 43

Fala Barreiras