Siga-nos

Bahia

Reintegração de animais resgatados à natureza em reserva baiana

Centro de Triagem de Animais Silvestres devolve 20 animais à vida selvagem na RPPN Lontra da Bracell

Publicado

em

Cobra em seu habitat natural, na RPPN, onde animais resgatados foram reintegrados ao ecossistema | Foto: Acervo Bracell

Vinte animais silvestres, resgatados e tratados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador, foram reintegrados à vida selvagem na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, propriedade da Bracell na Bahia. A reintegração aconteceu na sexta-feira (5) na reserva, situada entre os municípios de Entre Rios e Itanagra.

Dentre os animais reintegrados estão seis jiboias, três jararacas, duas caninanas, uma cascavel, uma cobra-cipó-verde, um sabiá-laranjeira, um sabiá-barranco, dois tatuís e três sariguês-orelha-preta. A soltura foi supervisionada por profissionais do Cetas, vinculados ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), e pelo biólogo Igor Macedo, especialista em Meio Ambiente da Bracell.

Macedo explica que a RPPN Lontra, com 1.377 hectares de vegetação nativa, foi escolhida por ser uma Área de Soltura de Animais Silvestres (Asa), garantindo condições ideais para a vida dessas espécies. A reserva é um Posto Avançado da Reserva de Biosfera da Mata Atlântica, reconhecido pela UNESCO.

Além da RPPN Lontra, a Bracell possui outras três reservas na Bahia: Japurá, Falcão e Pedra do São José, todas em Esplanada, e mais duas áreas certificadas como Asas: Fazenda Reunidas Marcanair, em Jandaíra, e Fazenda Cachoeira, em Entre Rios.