Siga-nos

Agro

Quintais produtivos na Bahia fornecem alimentos saudáveis para o PNAE

Investimentos governamentais impulsionam produção de alimentos saudáveis em quintais de Mundo Novo, beneficiando crianças e adolescentes

Publicado

em

Quintais produtivos

Quintal transformado em um canteiro verde produtivo em Mundo Novo, Bahia | Foto: Divulgação

Quintais produtivos estão transformando a forma como as famílias em Mundo Novo, no Piemonte do Paraguaçu, se alimentam e contribuem para a alimentação escolar. Por meio de um programa inovador, o Governo do Estado da Bahia está incentivando a criação de quintais sustentáveis, impulsionando a agricultura familiar e fornecendo alimentos saudáveis para o Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Com um investimento total de R$ 74,7 mil, o programa oferece suporte aos moradores de Mundo Novo para a criação de galinhas caipiras e o cultivo de hortaliças. Equipamentos para a construção de galinheiros e quintais são disponibilizados, além da distribuição de pintos, insumos produtivos e assistência técnica e extensão rural (Ater) fornecida pelo Instituto Agrovida, contratado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) para auxiliar no projeto.

A produção desses quintais, em especial das hortaliças, está sendo direcionada ao PNAE do município de Mundo Novo. Isso fortalece a alimentação de centenas de crianças e adolescentes da região, garantindo refeições saudáveis nas escolas. Além disso, a produção também tem um impacto positivo na renda das famílias da Sociedade Comunitária do Povoado de Umbuzeiro, beneficiada pelo projeto Bahia Produtiva, realizado pela CAR.

Maria Vanda Alves, uma das agricultoras envolvidas, compartilha como o projeto transformou sua vida. “A minha vida mudou muito. Estou produzindo hortaliças e vendendo toda a minha produção, tanto para o PNAE quanto de porta em porta. Aprendi técnicas de manejo e plantio no tempo correto, e hoje consigo gerar uma renda mensal de aproximadamente R$ 1.200,00 com a venda dos produtos. A produção de ovos aumentou e os frangos estão mais pesados”

, celebra.

Noelson Rufino, presidente da Associação, comenta a parceria com o município pelo PNAE. “Produzimos uma quantidade significativa de alimentos e entregamos semanalmente para o PNAE, de acordo com as necessidades do nutricionista da Prefeitura. Isso representa uma renda adicional em nossas vidas, pois além de consumirmos os alimentos, temos a oportunidade de comercializar o excedente”, destaca.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e conta com o cofinanciamento do Banco Mundial. O programa visa fortalecer a agricultura familiar, impulsionar a economia local e promover uma alimentação saudável nas escolas através do PNAE.

Visited 1 times, 1 visit(s) today