Bahia

Linha de Cuidado à Saúde para Albinos é Implantada na Bahia

Bahia pioneira ao implementar linha de cuidado à saúde para albinos, referência para política nacional

Publicado

em

Reunião da CIB que aprovou a implantação da linha de cuidado à saúde para albinos na Bahia, com a presença de representantes da Apalba | Foto: Ivan Dias Marques | Saúde/ GovBA

Notícias da Bahia: O Governo da Bahia dá um passo pioneiro ao implantar uma linha de cuidado à saúde integral para pessoas com albinismo na rede de assistência, a primeira do tipo no Brasil. As diretrizes dessa nova linha foram aprovadas na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na quinta-feira (18), no Auditório Lúcia Alencar da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A iniciativa foi celebrada por representantes da Associação das Pessoas com Albinismo na Bahia (Apalba), que destacaram a importância da Bahia como referência para o estabelecimento de uma política nacional.

Diretrizes da Linha de Cuidado à Saúde para Albinos

A linha de cuidado à saúde para albinos visa regionalizar a assistência e desenvolver ações intersetoriais de promoção da saúde. Essas ações são capazes de identificar e intervir sobre fatores de risco específicos para pessoas com albinismo. O modelo de atenção será humanizado, multiprofissional e interdisciplinar, focado na formação e aperfeiçoamento de profissionais, além do monitoramento de indicadores de saúde.

“É um marco extremamente importante para a saúde”, afirmou Paulo Barbosa, subsecretário da Saúde do Estado, durante a 318ª reunião da CIB. Ele destacou a representação das associações de pessoas com albinismo no Conselho Estadual de Saúde (CES) como fundamental para a criação dessa linha de cuidado. “Estamos conscientes da tarefa que temos à frente para diminuir os agravos que acometem essa população”, completou Barbosa.

Enfrentando o Câncer de Pele

Um dos principais desafios que a linha de cuidado pretende enfrentar é a alta incidência de câncer de pele entre pessoas com albinismo. “Temos um grande problema hoje para a população com albinismo, que é o câncer de pele. Precisamos fazer com que essas pessoas sejam acolhidas na atenção básica e que se reduza um problema que pode ser resolvido com a proteção da pele”

, explicou o subsecretário.

A Luta da Apalba

Joselito Luz, membro da Apalba, ressaltou a importância histórica dessa conquista. “É uma luta de 19 anos. A Bahia deu início a essa luta e será o primeiro a publicar uma linha de cuidado já aprovada pelo CES. Essa linha aprovada aqui será base e referência para uma linha de cuidado nacional”, afirmou Luz, emocionado.

Desafios e Esperanças

Linha de cuidado à saúde para albinos

Reunião da CIB que aprovou a implantação da linha de cuidado à saúde para albinos na Bahia, com a presença de representantes da Apalba | Foto: Ivan Dias Marques | Saúde/ GovBA

Apesar dos avanços, há desafios significativos. De acordo com a Sesab, foram identificadas 1.141 pessoas com albinismo em 186 municípios da Bahia, representando apenas 44,6% dos 417 municípios do estado, devido à dificuldade no fornecimento de dados pelos municípios. “O sucesso dessa linha depende dos gestores municipais. As pessoas com albinismo vivem isoladas como proteção à sociedade que as discrimina. Precisamos alcançar essa população. Garantir vida para as pessoas com albinismo é garantir prioridade”, concluiu Luz.

A implementação dessa linha de cuidado à saúde integral para albinos é um marco significativo na promoção da saúde e inclusão dessa população, servindo de modelo para futuras políticas públicas em nível nacional.

Falabarreiras, notícia é pra sempre!

Clique para comentar
Sair da versão mobile