Bahia
JUNHO VERMELHO:
Hemoba e a Cruzada da Solidariedade no Incentivo à Doação de Sangue
A Fundação Hemoba tece uma rede de ações especiais e atividades para impulsionar as doações de sangue durante o Junho Vermelho


Voluntários altruístas doando vida: a essência do Junho Vermelho na Fundação Hemoba. Junte-se a nós, seja um doador e faça parte desta corrente de solidariedade! | Foto: Camila Souza/GOVBA
Em uma ode à solidariedade, a Fundação Hemoba traz uma explosão de atividades com o objetivo de fomentar a doação de sangue no Junho Vermelho. Associando-se à campanha nacional “Conectados pela Solidariedade”, iniciativa do projeto Hemocentros Unidos, a Hemoba se prepara para um mês marcado por eventos inspiradores, conscientização e muita ação.
O dia 14 de junho, conhecido como o Dia Mundial do Doador de Sangue, é o ponto alto do mês. Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o dia é uma chamada à reflexão sobre a importância crucial dos hemocomponentes em uma infinidade de tratamentos, bem como um incentivo à doação regular de sangue.
O inverno de junho muitas vezes traz um declínio nas doações de sangue, resultado de uma combinação de fatores como infecções respiratórias mais frequentes, viagens de férias escolares e festividades de São João no Nordeste. Paralelamente, o mês vê um aumento na necessidade de transfusões de sangue devido a um maior número de acidentes rodoviários e casos de queimaduras causados por fogos de artifício.
Em 2022, apesar do empenho da Hemoba na campanha de Junh o Vermelho, as doações não atingiram a média mensal de 13.083 voluntários, ficando em 12.278. Surpreendentemente, em 2021, durante a pandemia da Covid-19, o número de voluntários em junho ultrapassou a média mensal daquele ano, com 12.986 candidatos.
Com o objetivo de mudar este panorama, a Hemoba, junto com o Instituto Pró-Hemo e o projeto Hemocentros Unidos, planejou várias atividades para o Junho Vermelho. Estão incluídas atrações musicais, palestras, publicações nas redes sociais, horários especiais de funcionamento e novos roteiros para a unidade de coleta móvel, o Hemóvel.
Em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue, a Hemoba tem um ritmo de forró planejado, com apresentações da banda Flor de Milho e do bloco Paroano Sai Milhó. O Dia dos Namorados será comemorado com uma performance do casal de cantores Priscila Magalhães e Pablo Moraes.
Para proporcionar visibilidade à causa da anemia falciforme, a Hemoba planejou uma programação especial no Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme (19/06), e os prédios públicos e monumentos de Salvador serão iluminados com a cor vermelha.
Os detalhes da programação completa do Junho Vermelho, incluindo horários de funcionamento e roteiros do Hemóvel, podem ser encontrados no site da Hemoba: http://www.hemoba.ba.gov.br/hemorrede.