Connect with us

Bahia

Governo da Bahia e Huawei assinam memorando para expandir parceria em tecnologia e educação

Acordo visa ampliar a cooperação em áreas como segurança, conectividade e governança digital, além de implantar central de dados no estado

Publicado

em

educação

Foto: Daniel Senna

O Governo da Bahia e a gigante de tecnologia chinesa Huawei assinaram nesta sexta-feira (7) um memorando de entendimento para ampliar e expandir a parceria de sete anos em áreas como segurança, educação, conectividade e governança digital. O acordo foi firmado durante cerimônia realizada na sede da empresa, em Shenzhen, na China, após ocorrido em março em Salvador, e conto com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e Derrick Sun, CEO da Huawei Brasil.

Segundo Jerônimo, o memorando é um acordo de cooperação técnica que permitirá à Bahia continuar sendo um polo de tecnologia. A Huawei poderá utilizar o espaço do Parque Tecnológico do estado para desenvolver projetos e capacitar profissionais, além de implantar centrais de dados em diversas áreas.

A parceria entre a Bahia e a Huawei teve início em 2009, com a construção da Infovia da Bahia, que abriu caminho para a colaboração digital. Em 2019, uma parceria se estendeu à Segurança Pública, com a implantação do Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho, que já retirou de circulação mais de 800 foragidos da Justiça. Na área da Educação, a Huawei colaborou na construção do Campus Inteligente e do ecossistema de talentos.

André Juazeiro, secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), destacou o diferencial da empresa: equipamentos de ponta e de alta qualidade. “Os equipamentos que estão oferecen do para a Bahia são de primeira linha, à frente do mercado. Mas, o mais importante disso, é o que eles conseguem realizar dentro de toda essa estrutura tecnológica. É o software por trás dessa inteligência, isso é o que mais nos interessa”

, afirmou.

O governador visitou uma escola chinesa parceira da Huawei e conheceu a funcionalidade da conexão e tecnologia aplicada em uma aula de matemática. “Na área da Educação, a Bahia já conta com a tecnologia da Huawei na conectividade das escolas, e nós queremos ampliar para outros serviços e também para outras áreas”, afirmou Jerônimo.

A missão internacional do Governo da Bahia na China continua no sábado (8), na cidade de Hangzhou, onde serão negociados outros acordos na área de tecnologia para educação e saúde. A comitiva baiana é composta pelo titular da Secti, André Joazeiro, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida, e o superintendente de Atração de Investimentos da SDE, Paulo Guimarães. A expansão da parceria entre o Governo da Bahia e a Huawei tem potencial para trazer avanços alcançados em diversas áreas, beneficiando a população baiana e fortalecendo a posição do estado como referência em inovação e tecnologia.