Siga-nos

Bahia

Governador da Bahia Instala Comitê para Combater Violência nas Escolas

Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (CISE) busca integrar ações e políticas de segurança em unidades escolares

Publicado

em

Escola Segura

Foto: Antonio Queirós/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, apresentou a proposta de trabalho do Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (CISE) nesta quarta-feira (19), em uma reunião realizada no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O objetivo do CISE é integrar órgãos, entidades da administração pública e representantes da sociedade civil para uma atuação conjunta de políticas de segurança em unidades escolares. O governador também apresentou o plano de ações “Escola Segura” e abriu espaço para sugestões.

O CISE é presidido pela Secretaria da Educação (SEC) e composto por diversos órgãos e instituições, como a Casa Civil, Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Secretaria de Comunicação (Secom), SSP, Polícia Civil da Bahia (PCBA), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Polícia Militar da Bahia (PMBA), Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Coordenação Geral de Políticas para a Juventude, Conselho Estadual de Educação da Bahia, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Polícia Federal (PF), União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Ministério Público da Bahia (MPBA), Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPEBA), Ordem dos Advogados da Brasil (OAB)-Seção Bahia, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), universidades, institutos federais, sindicatos, união de estudantes e outras entidades.

O trabalho do CISE envolve governança, identificação, pactuação e elaboração de um plano de ação com a participação de entes do governo e privados, além de instituições fora do Executivo, para enfrentar a situação atual de violência nas escolas, conforme explicou a titular da Educação, Adélia Pinheiro.

O CISE ficará responsável por propor, implementar e monitorar medidas estruturadas na forma de Plano de Ação, com definição de metas de resultado e indicadores de monitoramento, atuando em cinco eixos: Ações Transversais de Governo; Saúde Escolar; Formação; Mais Cultura Corporal, Arte, Saúde e Aprendizagem; e Mobilização e Engajamento. As reuniões ocorrerão na sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia, na capital. A primeira reunião está marcada para esta quinta-feira (20), às 14h.

“Amanhã à tarde, o comitê estará reunido para elaborar o plano de ação e também fazer a discussão de um documento que seja de orientação às atividades e às reações imediatas pela sociedade e também pelas escolas”, completou a titular da SEC, Adélia Pinheiro.

O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da colaboração da sociedade e do combate à disseminação de notícias falsas. Ele declarou que brincar com ameaças relacionadas às escolas é um ato criminoso e que a polícia está atenta a esse tipo de situação.

O Comitê Escola Segura visa enfrentar a crescente violência nas escolas, tanto públicas quanto privadas, e garantir a segurança de estudantes, professores, dirigentes e famílias. A atuação colaborativa entre os órgãos e entidades envolvidos é fundamental para a construção de um ambiente educacional seguro e livre de ameaças.