Bahia
Forças de segurança da Bahia apreendem 55 fuzis em 2024
Operações contra facções apreenderam 55 fuzis de janeiro a setembro, igualando o total de 2023, afirma balanço da segurança
As operações das forças de segurança da Bahia já apreenderam 55 fuzis em 2024, resultado de ações integradas contra facções criminosas | Foto ilustrativa: Feijão Almeida/GOVBA
Forças de segurança da Bahia apreendem 55 fuzis em operações de 2024
Notícias policiais: Operações das forças de segurança da Bahia contra facções criminosas, realizadas entre janeiro e setembro de 2024, resultaram na apreensão de 55 fuzis, igualando o total de apreensões de todo o ano de 2023. Durante a coletiva de Balanço da Segurança Pública, realizada em 16 de setembro, foi divulgado que o número total de armas retiradas das ruas, incluindo fuzis, carabinas, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres, subiu 7% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A apreensão de fuzis representa um esforço significativo na redução da criminalidade violenta no estado, segundo o secretário da segurança pública, Marcelo Werner. “A retirada dessas armas das ruas tem relação direta com a diminuição das mortes violentas”, afirmou. Ele também destacou o papel da DESARME, unidade da Polícia Civil dedicada à investigação das rotas e do comércio ilegal de armas.
A diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Ana Cecília Bandeira, enfatizou a importância dos exames periciais nesse processo: “As apreensões passam por exames para comprovar o crime nos laudos, e o trabalho conjunto das forças tem sido essencial para os resultados positivos”.
Combate ao crime organizado com foco na segurança pública
O aumento nas apreensões de armas de fogo, que totalizam 3.971 neste ano, reflete o avanço das ações integradas entre as forças estaduais e federais. Operações diárias têm sido realizadas para combater o crime organizado e garantir a segurança da população baiana.
A DESARME, unidade especializada da Polícia Civil, segue investigando a origem das armas apreendidas, buscando desarticular o tráfico de armamentos que abastece facções criminosas.
Incêndios florestais: uma batalha contínua
Além do combate ao crime organizado, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) da Bahia também está engajado na Operação Florestal 2024, que já debelou 422 incêndios em áreas ambientais nos últimos dois meses. Divididas em cinco bases florestais, as equipes atendem 59 municípios, priorizando a preservação da fauna e da flora.
O comandante de operações dos Bombeiros, coronel Jadson Almeida, destacou o uso da Plataforma Painel do Fogo, do Governo Federal, que permite o monitoramento das áreas de maior risco de incêndios florestais. O helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) também foi utilizado para transportar equipes até as áreas mais críticas.
Mais de 90% dos incêndios florestais são causados por ações humanas, como a queima de lixo e vegetação, lembrou o coronel. Ele reforçou que os responsáveis por esses crimes ambientais podem ser punidos com base na Lei 9.605/98.
As operações das forças de segurança e o combate a incêndios demonstram o comprometimento do estado da Bahia em promover a segurança pública e a preservação ambiental, enfrentando desafios em diversas frentes.
Falabarreiras, notícia é pra sempre!
Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Notícias 43
Falabarreiras Notícias 44
Falabarreiras Emprego 01
Falabarreiras Emprego 15
Falabarreiras Emprego 16
Falabarreiras Emprego 17
Falabarreiras Emprego 18