Connect with us

Bahia

Estado implementa sistema de avaliação para inclusão de deficientes

Bahia é pioneira na implantação do Sistema Nacional de Avaliação Unificada da Deficiência, reforçando a inclusão social

Publicado

em

Sistema Nacional de Avaliação Unificada da Deficiência

Secretário Raimundo Nascimento durante a assinatura do acordo com o MDHC na Caravana de Direitos Humanos em Salvador | Foto: Janaina Neri Ascom/SJDH

Sistema Nacional de Avaliação Unificada da Deficiência chega à Bahia

Notícias da Bahia: A Bahia lidera uma iniciativa pioneira no Brasil com a implementação do Sistema Nacional de Avaliação Unificada da Deficiência (Sisnadef), um projeto que visa fortalecer a inclusão social das pessoas com deficiência. Em um acordo firmado entre a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a proposta busca oferecer uma avaliação mais abrangente, considerando não apenas aspectos médicos, mas também barreiras sociais, ambientais e psicológicas enfrentadas por essa população.

A assinatura do acordo ocorreu na última sexta-feira (20), durante a Caravana de Direitos Humanos, realizada no Centro Estadual Pestalozzi, em Salvador. A iniciativa integra a campanha Setembro Verde, que visa chamar atenção para os direitos das pessoas com deficiência.

Avanço na inclusão social

Segundo o secretário interino da SJDH, Raimundo Nascimento, o Sisnadef marca um dia histórico para o estado. “A assinatura deste acordo representa um avanço no respeito e inclusão da comunidade de pessoas com deficiência, permitindo uma avaliação completa de suas necessidades”, afirmou Nascimento, destacando que a Bahia será o primeiro estado a realizar a fase piloto do projeto.

A avaliação realizada pelo Sisnadef adota o modelo biopsicossocial, que considera três dimensões: biológica, psicológica e social. Dessa forma, garante-se uma abordagem mais humana e integrada às políticas de direitos humanos.

Tecnologia assistiva como aliada

A implementação do Sisnadef está alinhada com o uso de tecnologia assistiva, que promete auxiliar no processo de avaliação biopsicossocial. Durante reuniões com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o MDHC, foram discutidas propostas de cooperação para ampliar o uso dessas tecnologias, visando melhorias na qualidade de vida das pessoas com deficiência.

O professor Jesus Carlo Delgado, especialista em engenharia de tecnologia assistiva da UFRB, ressaltou que a universidade pode se tornar um polo de formação para profissionais que realizarão as avaliações. O foco está no desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas que facilitem a inclusão.

A Bahia à frente do Brasil

Além de ser o estado líder na implementação prática do Sisnadef, a Bahia tem estreitado laços internacionais. Em maio, uma missão brasileira, composta por representantes da SJDH e outras entidades, visitou a Espanha para conhecer centros de referência em tecnologia assistiva. A troca de experiências com países que já avançaram na inclusão social das pessoas com deficiência é um passo importante para consolidar o sistema no Brasil.

A diretora dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Naira Rodrigues, reforçou que o objetivo do Sisnadef é “mudar a forma como enxergamos a deficiência, considerando as capacidades e desafios de cada pessoa”. O projeto é um marco para a Bahia e para o Brasil, que busca ampliar a visão sobre a inclusão social, oferecendo dignidade e igualdade de oportunidades para todos.

Caravana de Direitos Humanos

Durante o evento da Caravana de Direitos Humanos, diversos serviços foram disponibilizados à população, como emissão de documentos, atendimento jurídico e orientação trabalhista. O foco principal foi o suporte às pessoas com deficiência, com atendimentos especializados, como cadastro para o Passe Livre Intermunicipal Digital e a emissão de carteiras de identificação para pessoas com transtornos do espectro autista.

O projeto Sisnadef, integrado à Caravana, representa um passo significativo no combate ao capacitismo e na promoção de uma sociedade mais inclusiva.

Falabarreiras, notícia é pra sempre!