Siga-nos

Bahia

DÊ VIDA AO FUTURO: Ajude a Hemoba a superar a crise no estoque de sangue

Faça a diferença na vida de quem precisa com um simples ato de generosidade – doe sangue e espalhe esperança

Publicado

em

Um herói anônimo em ação – doador confiante para salvar vidas através da doação de sangue | Foto: Divulgação

Estoque de Sangue em Alerta: Hemoba convoca Heróis para Salvar Vidas

A Fundação Hemoba enfrenta um momento crítico em seu estoque de sangue e lança a campanha “Doe sangue e abasteça a esperança de quem precisa” para mobilizar doadores voluntários. A ação inclui anúncios em jornais, outdoors, banners para internet, cartões patrocinados com geolocalização para mídias sociais e spots de rádio. Sua doação pode fazer a diferença para aqueles que passaram por transfusões de sangue ou plaquetas em tratamentos de traumas, acidentes, lesões graves, hemodiálise, câncer, entre outras condições e cirurgias diversas.

O Hemoba tem trabalhado incansavelmente para fortalecer a rede pública estadual, inaugurando novas unidades e ampliando a capacidade das já existentes. Porém, ainda é preciso aumentar o número de coletas para atender à demanda.

Hemóvel: Facilitando o Acesso à Doação

Para simplificar o processo de doação e cadastro de doadores de medula óssea, a unidade móvel de coleta (Hemóvel) estará presente em diferentes locais em Salvador e Lauro de Freitas na próxima semana. O Hemóvel atenderá no Salvador Shopping e na Estação Nova Lapa, enquanto em Lauro de Freitas estará na Faculdade Unime. Embora possuísse menor capacidade de atendimento do que as unidades fixas, o Hemóvel aproxima-se das pessoas interessadas na causa da doação de sangue.

Requisitos para Doação

Os candidatos à doação devem estar bem alimentados e em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, não fumar por pelo menos duas horas e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento original com foto.

Cadastro de Medula Óssea

Para o cadastro de medula óssea, os voluntários devem ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde e não possuir doenças infecciosas, incapacitantes ou neoplásicas (câncer), hematológicas (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME, coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Locais de Atendimento

Em Salvador, o Hemocentro Coordenador recebe os doadores em diversos horários e locais, como o Hospital do Subúrbio, Hospital Ana Nery e Hospital Roberto Santos. No Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira. O horário de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado pode ser conferido no site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/.

Participe dessa campanha e seja um herói na vida de quem precisa. Doe sangue e espalhe esperança!

Fala Barreiras