Bahia
BYD esquenta disputa entre cidades baianas por nova fábrica de carros elétricos!
Saiba quais são as cidades candidatas a receber a nova planta da gigante chinesa


A retomada da indústria na Bahia ganha força com a possibilidade de a BYD, gigante chinesa do setor automobilístico, construir uma nova fábrica no estado, ao invés de assumir a antiga fábrica da Ford em Camaçari. De acordo com informações da Reuters, essa alternativa ganhou força após uma reunião entre executivos da BYD, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Com a possibilidade de sediar a nova planta da BYD, que poderá fornecer veículos elétricos para toda a América Latina, as cidades de Salvador e Feira de Santana já se qualificam como candidatas. O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, manifestou o interesse da cidade em receber a fábrica durante uma entrevista ao site A Tarde.
Durante uma reunião com as autoridades brasileiras, os executivos da BYD discutiram questões importantes para viabilizar a construção da fábrica, como a criação de linhas de crédito, isenção de IPVA e adoção de veículos elétricos para uso oficial e transporte público.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância da política nacional de estímulo aos carros elétricos para cumprir os acordos internacionais de meio ambiente e gerar emprego no estado.
A BYD é um conglomerado chinês líder na fabricação de automóveis, ônibus, bicicletas elétricas, caminhões, empilhadeiras, painéis solares e baterias recarregáveis, sendo uma das maiores referências globais em carros elétricos. A chegada da empresa na Bahia pode acompanhar ainda mais o crescimento da indústria local e trazer inovação para a região.
Da redação com informações e fotos do site tudoceular.com