Siga-nos

Bahia

Bahia vai universalizar uso de cisternas em escolas rurais até 2016

Publicado

em

Secom Bahia

Cisterna em escola rural | Foto: Cássio Moreira/Codevasf

Cisterna em escola rural | Foto: Cássio Moreira/Codevasf

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), firmou acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para a universalização do acesso à água em escolas públicas das áreas rurais da Bahia até 2016. A parceria foi firmada entre o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues, durante reunião com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos. Já estão assegurados recursos do MDS para a instalação de cerca de 1.500 cisternas. “Não queremos mais ter crianças da área rural deixando de ir para a escola por falta de água. A parceria que estamos firmando aqui é fundamental para alcançarmos este objetivo. Nosso desejo é fechar parcerias em outros estados. Já entregamos mais de 1,1 milhão de cisternas de água para consumo para as famílias rurais”, afirmou Campos.

Além de ser fundamental para captação da água da chuva em regiões que convivem com a seca, a construção das cisternas em escolas do semiárido é um importante apoio na ampliação do acesso à água nas comunidades, como nas ações dos carros-pipas, que passam a contar com esta tecnologia social também para o atendimento das famílias da região.

Além desta ação, outros temas foram tratados no encontro, como inclusão produtiva rural, distribuição de sementes, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o fortalecimento das políticas públicas nas áreas remanescentes de extrema pobreza. “Pactuamos a continuidade das políticas sociais no campo e acertamos também novos objetivos, como a geração de mais oportunidades produtivas e a busca ativa para redução ainda maior das vulnerabilidades sociais em grupos populacionais específicos”, destacou Jerônimo Rodrigues.

Participaram da reunião a diretora de Fomento à Estruturação Produtiva do MDS, Rocicleide da Silva, o diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, e o superintendente da CAR, Jeandro Ribeiro.

Na Bahia, desde 2011, já foram incluídas 16,6 mil famílias agricultoras no Programa de Fomento. Também foram entregues 109 mil cisternas de água para consumo e 34 mil tecnologias sociais de água para produção. No caso do PAA, R$ 59,8 milhões em recursos para aquisição de alimentos da agricultura familiar foram investidos em 2014.