Siga-nos

Bahia

Bahia tem 427 medalhistas em Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Neoenergia Coelba foi a proponente do projeto piloto cooperado do Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL…

Publicado

em

Eficiência Energética

Responsável por 60% das medalhas de ouro do Brasil nas provas individuais dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Bahia também teve destaque em outra Olimpíada: a da Eficiência Energética (ONEE). Na primeira edição da iniciativa, que teve a Neoenergia Coelba e mais 3 distribuidoras de energia cooperadas, 427 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental do estado receberam medalhas, sendo 151 de ouro, 143 de prata e 133 de bronze.

O projeto piloto foi desenvolvido pela Neoenergia Coelba, Enel/CE, EDP/ES e RGE, após convite da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Após a primeira edição, realizada em quatro estados brasileiros, a Olimpíada acontecerá anualmente e pretende acontecer em todo o território nacional. No total, participaram da iniciativa mais de 50 mil alunos, que foram inscritos por seus professores. Cerca de 13,5 mil estudantes de 104 municípios da Bahia tiveram representantes na ONEE.

A Olimpíada teve como objetivo estimular o uso racional e eficiente da energia elétrica entre os jovens consumidores. Realizadas em duas etapas, as provas e os desafios da competição proporcionaram conhecimentos voltados à transformação social e responsabilidade socioambiental. Além disso, a ONEE disponibilizou material didático on-line e fortaleceu a formação de professores sobre temas ligados à eletricidade na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Mesmo com o fim da primeira edição da ONEE 2021, os cursos para formação de professores e alunos continuam no site da Olimpíada, possibilitando que os interessados aprofundem os conhecimentos sobre o assunto. O curso, disponível totalmente em ambiente digital, aborda conceitos como energia, histórico, desenvolvimento e eficiência dos sistemas produtores e consumidores de energia elétrica.

Live de encerramento

No encerramento das Olimpíadas, quatro alunos premiados, cada um representando um estado participante da 1ª edição da ONEE, participaram de uma live com Carlinhos Brown no canal do Youtube do cantor. Na oportunidade, ainda disponível na plataforma, o artista comentou sobre a importância da temática e cantou suas músicas a pedido dos estudantes. A live também contou com a participação da Aneel.

Fala Barreiras