Siga-nos

Bahia

Bahia Pesca lança processo seletivo para prestação de Assistência Técnica a pescadores baianos

Publicado

em

Por: Jan Penalva (DRT/BA 3672)

01A Bahia Pesca iniciou nessa terça-feira (12/11), o processo de seleção de entidades para prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural a Pescadores, Aquicultores e Produtores Rurais da Bahia. A empresa está investindo cerca de R$ 10 milhões no projeto que beneficiará cerca de sete mil famílias baianas durante os próximos dois anos.

“O foco da assistência técnica é fomentar a capacidade produtiva de grupos de pescadores nas comunidades ribeirinhas e no litoral. São profissionais que tem a gana de trabalhar e melhorar de vida, mas que até então não tinham a orientação e a estrutura necessária para tocar seus projetos”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

Todas as ações de assistência técnica devem contribuir para a diversificação dos serviços e das atividades produtivas de pescadores e aquicultores; qualificar os pescadores sobre instrumentos administrativos e contábeis referentes ao gerenciamento da produção na família e em grupos produtivos específicos; reconhecer o protagonismo das mulheres, dos quilombolas e indígenas, potencializando suas capacidades de autonomia; promover a preservação da biodiversidade através da orientação e acompanhamento de projetos com foco na preservação da biodiversidade; além de ampliar e otimizar a utilização, por parte dos pescadores e piscicultores, de todas as linhas de crédito PRONAF e Plano Safra da Pesca e Aquicultura.

“Mas a produção, embora importantíssima, não pode ser pensada isoladamente. A comercialização também é muito importante. Por isto as entidades vencedoras do processo seletivo deverão apoiar a elaboração de estratégias de negócios e promoção comercial do pescado”, complementa o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles.
O edital e demais documentos informativos sobre a chamada pública para a ATER estão disponíveis no site da Bahia Pesca, no endereço www.bahiapesca.ba.gov.br.

Fonte: Ascom Bahia Pesca

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barreiras Notícias - Fala Barreiras