Siga-nos

Agro

Bahia investe em produção de cacau e chocolate de qualidade em comemoração ao Dia do Cacau

O Dia do Cacau é comemorado com investimentos em produção de chocolate de qualidade a partir da melhoria na produção de amêndoas de cacau

Publicado

em

O Governo do Estado da Bahia investiu mais de R$60 milhões na produção de cacau e chocolate de qualidade, impulsionando a agricultura familiar e incentivando a produção de cacau cabruca, um modelo produtivo único e exclusivo da região. Através de projetos como o Bahia Produtiva e o Parceiros da Mata, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) investiu em melhorias no cultivo, manejo da produção e acesso ao mercado, além de destinar recursos para Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e projetos produtivos.

Com a produção de marcas consolidadas como Bahia Cacau, Natucoa e Terra Vista, a Bahia celebra o Dia do Cacau como produtora de amêndoas e chocolates de qualidade, oferecendo grandes oportunidades para o mercado que começa a entender que chocolate é um alimento. O investimento em equipamentos, assistência técnica e extensão rural foram essenciais para o aumento e melhoria da produção, contabilizando um aumento de mais de 30% na produção de cacau na Coopfesba em relação ao ano anterior. Além disso, a produção de chocolates veganos e orgânicos também se destaca na região.

A partir deste ano, o projeto Parceiros da Mata, voltado para o desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica da Bahia, irá investir US$150 milhões diretamente em 61 municípios produtores de cacau da região, visando a transformação produtiva sustentável para a melhoria da qualidade de vida de 100 mil famílias de comunidades rurais dos territórios de identidade Baixo Sul, Litoral Sul e Vale do Jiquiriçá.