Siga-nos

Bahia

Bahia em “Lockdown”: O que poderá funcionar neste fim de semana?

Entenda o que determina o decreto estadual com medidas de combate ao avanço da COVID-19 na Bahia…

Publicado

em

Lockdown Na Bahia

A Bahia terá restrições das atividades não essenciais a partir das 17h desta sexta-feira (26) até às 5h da manhã da segunda-feira (01). Dessa vez, as restrições valem para todo o estado, incluindo os municípios da Região Oeste, e fazem parte da estratégia de combate ao avanço acelerado da COVID-19 na Bahia.

O anúncio dessas novas medidas de restrições foi feito pelo Governador do Estado, Rui Costa, nesta quinta-feira (26), e já foram publicadas no Decreto nº 20.254, que consta no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira.

Entenda o que diz o decreto:

O que não poderá funcionar neste fim de semana?

Todas as atividades que não são relacionadas a saúde, alimentação e segurança, deverão encerrar seu funcionamento no dia 26 de fevereiro de 2021, nos seguintes horários:

• 17h: o comércio de rua;
• 18h: os bares e restaurantes, com atendimento presencial;
• 19h: os shoppings, galerias de lojas e demais centros comerciais.

Essa diferença de horário foi definida para evitar aglomerações no transporte público, durante o retorno dos funcionários para cada. Por isso, o decreto determina que os estabelecimentos encerrem suas atividades com até 30 minutos de antecedência esse retorno dos funcionários às suas residências.

O decreto ainda estabelece que a circulação de ônibus de transporte público também será suspensa em toda a Bahia das 20:30h 26 de fevereiro até 5h de 1º de março.

Além disso, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) também está proibida neste período.

Vale ressaltar que também estão suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, mesmo que tenham sido previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas nesse período.

Por isso, eventos desportivos coletivos e amadores, religiosos, cerimônias de casamento, eventos recreativos em locais públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, assim como aulas em academias de dança e ginástica, não podem funcionar/acontecer nesse fim de semana.

O que poderá funcionar neste fim de semana?

Somente atividades consideradas essenciais tem autorização para funcionar neste fim de semana. São elas:

• Atividades relacionadas a saúde;
• Supermercados e locais que comercializam alimentos;
• Feiras livres;
• Serviços de segurança;
• Serviços relacionados ao enfrentamento da pandemia;
• Serviços de limpeza pública e manutenção urbana;
• Serviços de entrega em domicílio (delivery) de farmácia, medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde;
• Atividades profissionais de transporte privado de passageiros;
• Terminais rodoviários, metroviários, aquaviários e aeroviários, bem como o deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização destas atividades fins;
• Obras em hospitais e a construção de unidades de saúde;
• Serviços necessários ao funcionamento de indústrias, do setor eletroenergético e dos centros de distribuição, bem como o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores.

Restrição de locomoção noturna na Bahia

O decreto também proíbe a circulação noturna de pessoas, incluindo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20h às 5h, de sexta-feira (26) a segunda (1º).

No entanto, as pessoas podem se deslocar à noite para buscar serviços de saúde, ir até a farmácia para compra de medicamentos, ou se deslocar em situações em que fique comprovada a urgência.

Para garantir a aplicação das medidas estabelecidas no decreto, a Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil e as Guardas Municipais apoiaram as medidas necessárias adotadas nos Municípios.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20
Falabarreiras Notícias 42
Falabarreiras Empregos 01
Falabarreiras Empregos 15
Falabarreiras Empregos 16

Fala Barreiras