Bahia

APAGÕES NA BAHIA:
Mais de 400 mil consumidores afetados por colisões em postes em 2023, aponta Neoenergia Coelba

O uso de tecnologia ‘self-healing’ minimiza o impacto, mas números alarmantes apontam para a necessidade de direção defensiva

Publicado

em

Veículo fortemente danificado após colidir com um poste de energia. Este tipo de acidente tem grande impacto no fornecimento de energia elétrica na Bahia | Foto: Divulgação

Um dos maiores desafios para o fornecimento de energia elétrica na Bahia são as colisões de veículos em postes da Neoenergia Coelba. Um novo relatório da empresa revela que em 2023 ocorreram cerca de 1,9 mil incidentes do tipo, afetando diretamente o fornecimento de energia para aproximadamente 406 mil consumidores no estado.

No mesmo período de 2022, também foram registradas cerca de 1,9 mil colisões, mas com um impacto ainda maior: 431 mil clientes ficaram sem energia. A diminuição de clientes afetados este ano deve-se à implantação de tecnologias avançadas na rede elétrica, como o sistema ‘self-healing’.

Entenda o “Self-Healing”

Essa tecnologia automatizada tem o poder de restabelecer a energia em até 60 segundos após um incidente. O ‘self-healing’ detecta interferências — sejam elas causadas por acidentes de trânsito, quedas de árvores, efeitos climáticos ou até mesmo animais — e isola automaticamente a área afetada, redirecionando o fornecimento através de um caminho alternativo. Tais avanços estão integrados ao Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia, agilizando e tornando mais seguro o atendimento aos baianos.

Impacto e Soluções

O tempo necessário para substituir um poste danificado pode ser de, no mínimo, quatro horas. Contudo, com o uso do ‘self-healing’, o fornecimento de energia é restabelecido em menos de um minuto, minimizando os transtornos para os consumidores.

A melhor forma de prevenir esses incidentes, no entanto, é a conscientização dos motoristas e a adoção de direção defensiva. Isso inclui o respeito às leis e regras de trânsito, atenção aos limites de velocidade e sinalizações, além da não ingestão de álcool ao volante.

Orientações e conscientização são as chaves para mitigar esse tipo de ocorrência, mantendo o fornecimento de energia estável e as ruas mais seguras para todos.

Da redação do Portal Falabarreiras.com com informações da Ascom da Neoenergia Coelba

Clique para comentar
Sair da versão mobile