Siga-nos

Bahia

Antonio Henrique Jr. quer gestantes no grupo de prioridade para vacinação

“Ao vacinar a gestante, estará vacinando o bebê também através da mãe”, afirmou o deputado…

Publicado

em

Antonio Henrique Jr. quer gestantes no grupo de prioridade para vacinação

Reprodução Alba

Preocupado com o andamento da vacinação contra a Covid-19, o deputado Antonio Henrique Jr. (PP) indicou ao governador Rui Costa, por intermédio da Assembleia Legislativa, a inclusão de gestantes e parturientes no grupo de prioridades durante a campanha de vacinação na Bahia. Segundo o parlamentar, a imunização de mulheres grávidas deverá impedir, em caso de infecção pela doença, a transmissão do vírus para o bebê. “Ao vacinar a gestante, estará vacinando o bebê também através da mãe”, afirmou.

Conforme ressaltou o deputado, recentes estudos internacionais mostraram que as vacinas utilizadas no combate à Covid–19 levam as gestantes e lactantes a produzirem anticorpos em semelhança com mulheres não grávidas e, além disso, as mesmas pesquisas ap ontam que, sem que ocorra transferência do material das vacinas, há transferência de anticorpos para os bebês pela placenta e pelo leite materno, o que, no entendimento do parlamentar, justifica a importância da vacinação de lactantes como meio indireto de proteção aos bebês.

“Análises feitas no sangue do cordão umbilical, todos continham anticorpos gerados pela vacina, sugerindo que a proteção imunológica contra o SARS-CoV-2 havia passado das mães para seus filhos, bem como todas as amostras de leite materno coletadas após a vacinação também apresentaram anticorpos, atestando o estudo que as vacinas funcionam bem em mulheres grávidas e mães que amamentam, apesar de não ser conclusivo em quanta proteção esses anticorpos oferecem aos recém-nascidos ou quanto tempo essa proteção deve durar”, afirmou.

Além de incentivar uma imunização dupla entre gestantes e bebês, o deputado também prevê uma proteção maior à grávida. “Se a Covid-19 em si já é um enigma para a ciência e para a medicina, sua ligação com as mulheres grávidas é algo ainda mais difícil de se decifrar, principalmente considerando o contexto da vacina”, concluiu.

Fique em casa.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
1.Falabarreiras Notícias 01
2. Falabarreiras Notícias 02
3. Falabarreiras Notícias 20
4. Falabarreiras Notícias 42

Fala Barreiras